Município de Esposende ajuda Grupo Desportivo de Apúlia a retomar atividade

25 Ago
A Câmara Municipal de Esposende vai apoiar o Grupo Desportivo de Apúlia no projeto de reativação da coletividade. Neste sentido, aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, a atribuição de um apoio, no montante de 25 mil euros, com vista à realização de obras de requalificação no campo de jogos.
A Câmara Municipal de Esposende vai apoiar o Grupo Desportivo de Apúlia no projeto de reativação da coletividade. Neste sentido, aprovou, em reunião do executivo e por unanimidade, a atribuição de um apoio, no montante de 25 mil euros, com vista à realização de obras de requalificação no campo de jogos, o designado Campo dos Sargaceiros.

Após um interregno de vários anos, o Grupo Desportivo de Apúlia, por iniciativa de antigos atletas e sob a forma de Comissão Administrativa, encetou há alguns meses diligências no sentido de avançar com o projeto de reestruturação do clube assente na formação na modalidade de futebol.

Neste âmbito, por ocasião das visitas às freguesias, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, teve oportunidade de reunir com os dirigentes, num encontro que decorreu no inativo Campo dos Sargaceiros. Na oportunidade, a Comissão Administrativa inteirou Benjamim Pereira do seu projeto desportivo e solicitou o apoio do Município, nomeadamente para a realização de obras de requalificação do campo de jogos. Com a promessa de avaliar o projeto, no sentido de perceber quais as pretensões em causa e aferir a sua viabilidade, o Autarca garantiu o apoio da Câmara Municipal na execução de uma intervenção primária destinada a dar dignidade ao espaço e permitir repor a atividade desportiva.

Dando cumprimento ao compromisso então assumido, o executivo municipal decidiu atribuir uma verba de 25 mil euros para assegurar as condições mínimas de trabalho aos atletas do Grupo Desportivo de Apúlia. Com efeito, está já em atividade uma escola de futebol, que proporciona a prática desportiva a crianças dos 3 aos 13 anos, estando em perspetiva um projeto de futebol de 11 nos escalões de Iniciados, Juvenis e Juniores. Dado o estado de degradação do Campo dos Sargaceiros, os treinos têm decorrido num recinto de jogos emprestado.

“O Município de Esposende mantém uma política desportiva de apoio à formação, que incentiva e proporciona a prática desportiva das nossas crianças e jovens”, refere Benjamim Pereira, acrescentando que o apoio ao Grupo Desportivo de Apúlia visa “possibilitar que mais atletas possam praticar futebol, engrandecendo o concelho a este nível”.