Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Estação Náutica de Esposende presente na Nauticampo 2023

09 Fev

IMG-20230208-WA0003

Depois da recente participação na Boot 2023, na Alemanha, a Estação Náutica de Esposende marca presença, conjuntamente com as congéneres da Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Matosinhos e Espinho, na Nauticampo 2023, que decorre na FIL - Feira Internacional de Lisboa, até ao próximo domingo, dia 12 de fevereiro.

A participação da Rede das Estações Náuticas - “Nautical Portugal” neste que é o mais prestigiado evento de Atividades Náuticas, Lazer ao Ar Livre, Desporto Aventura e Destinos Outdoor realizado em Portugal e um dos mais antigos da Europa afigura-se, pois, como uma excelente oportunidade para divulgar e promover a oferta destes territórios. Assim, a “Náutica do Litoral Norte” divulgará todas as potencialidades do território, sobretudo das atividades ligadas aos rios e mar, para além de dar a conhecer as empresas que operam no setor, proporcionando negócios com alguns operadores turísticos internacionais presentes no certame.

A presença na Nauticampo será também aproveitada para fazer a apresentação da brochura conjunta da “Náutica do Litoral Norte”, em território nacional, já dada a conhecer na Boot 2023.

As vantagens da localização da Costa do Litoral Norte assentam, essencialmente, na proximidade do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na oferta de uma rede rodoviária que facilita a acessibilidade ao território, bem como a proximidade de centros urbanos como a cidade do Porto e outros locais Património da Humanidade da Unesco, como o Vale do Douro, Guimarães, Braga, Santiago de Compostela, para além do Parque Nacional da Peneda Gerês (reserva da Biosfera). Acrescente-se, ainda, as infraestruturas de apoio e a existência de muitas empresas a operar ao nível da náutica (operadores marítimo-turísticos), nas suas mais variadas vertentes (surf, kitesurf, vela, mergulho, canoagem, etc.). O clima ameno proporciona também condições para que se possam praticar muitas das atividades, durante a maior parte do ano. Para além destes aspetos, a Costa Norte de Portugal, esculpida por rios e pelo Oceano Atlântico, tem impressa no seu ADN a experiência e o conhecimento adquiridos da indústria naval, dos descobrimentos e das rotas comerciais do Séc. XVI, passando pela atividade piscatória e pela indústria conserveira, até à diversificada oferta de atividades náuticas, com qualidade de excelência.

Esta ação insere-se no plano de Atividades da Estação Náutica de Esposende (2023_2025), e no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027, enquadrando-se também nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.