Município atribui mais de 110 mil euros a Junta de Freguesia e instituições do concelho

13 Jan

No âmbito da política de apoio às instituições e Juntas de Freguesia do concelho, o Município de Esposende aprovou, em reunião de Câmara e por unanimidade, a atribuição de apoios financeiros no montante global de 110,408,90 euros.

Para a Junta de Freguesia de Forjães serão transferidos 80.408,90 euros, para suportar os encargos da pavimentação de um conjunto de vias, nomeadamente Rua da Fonte da Ponte Nova, Rua do Prado, Rua da Vessada, Travessa de S. Roque, Rua da Coturela e Travessa da Corujeira. Para o efeito, a Câmara Municipal estabelecerá um protocolo de cooperação com a Junta de Freguesia, que procederá à execução das intervenções, resolvendo um problema de mobilidade existente há décadas. Estas vias serão, assim, dotadas de melhores condições de circulação automóvel e pedonal, melhorando-se também as questões relacionadas com as águas pluviais

Atendendo ao relevante papel dos Bombeiros Voluntários do concelho no plano da proteção civil, o Município continua a assegurar os encargos financeiros referentes aos seguros de acidentes de trabalho, da frota automóvel, de responsabilidade civil de transporte de doentes e das embarcações das duas corporações. Neste contexto, a Câmara Municipal aprovou a atribuição de 10.700 euros à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e de 14.300 euros à Benemérita Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fão, totalizando um investimento global de 25.000 euros, relativo à contratualização de seguros 2023/2024, para um período de 15 meses.

Este apoio enquadra-se numa ótica de promoção e salvaguarda dos interesses das populações, designadamente, nos domínios da saúde, da ação social e da proteção civil. Considerando as limitações financeiras destas instituições, a Câmara Municipal tem vindo a assumir este encargo, a par de outros apoios, por forma a contribuir para a manutenção do tão relevante serviço que prestam à comunidade.

Na mesma reunião, o executivo municipal aprovou, ainda, a atribuição de um apoio financeiro de 5.000 euros ao Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, para ajudar a custear a aquisição de um atrelado, para apoio ao transporte de embarcações/barcos da coletividade para as competições.

Com a atribuição deste apoio, o Município está a contribuir para garantir as necessárias condições de segurança no transporte das embarcações, uma vez que o clube apenas dispõe de um atrelado, o que já não é suficiente para fazer face à quantidade de barcos a transportar.

Estes apoios enquadram-se na estratégia municipal de apoio às instituições concelhias e no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.