Transcávado regressa com 400 participantes

22 Set

transcáv
Nos dias 1 e 2 de outubro, 400 betetistas percorrem os trilhos que bordejam o rio Cávado, desde a serra do Larouco, em Montalegre, até à foz, em Esposende. A sexta edição ocorre após a paragem forçada pela pandemia, mantendo os propósitos de promover a prática desportiva, associada à divulgação turística do território.
Tendo os atletas profissionais João Benta (ciclismo) e João Ribeiro (canoagem) como padrinhos, o TransCávado deste ano segue o figurino das edições anteriores, dividindo-se entre as variantes Race e Slow Race.
“Este é o único evento que envolve todo o Vale do Cávado, ligando nove municípios (Montalegre, Terras de Bouro, Vieira do Minho, Póvoa de Lanhoso, Amares, Vila Verde, Braga, Barcelos e Esposende), pertencentes aos distritos de Braga e Vila Real, passando pelo Parque Nacional Peneda-Gerês e terminando no Parque Natural do Litoral Norte”, destacou o presidente do Conselho de Administração da Esposende 2000, empresa municipal responsável pelo evento.
Para o próximo ano está em desenvolvimento a adoção de uma “Magna Carta do Cávado”, aglutinadora dos aspetos patrimoniais naturais, culturais e gastronómicos que caraterizam esta região, tendo em atenção a educação ambiental e a biodiversidade como aspetos a relevar.
Também para o próximo ano está em estudo a realização das Caminhadas do Cávado, iniciativa que levará os caminheiros a percorrer o Caminho de S. Bento da Porta Aberta, prosseguindo até à nascente do rio Cávado. O trajeto será percorrido em sete etapas.
Para o vereador com a área funcional do Desporto no Município de Esposende, Rui Losa, “o TransCávado é um evento diferenciador que tem uma estratégia bem definida, promovendo a prática desportiva, associada à divulgação turística de toda esta região. Trata-se de um evento que, desde a primeira hora, foi pensado para unir toda a população que vive no Vale do Cávado”.
Contando com a colaboração do Município de Montalegre, nomeadamente com a marcação dos percursos, Albino Rebelo garantiu “estarem reunidas todas as condições para que a prova volte a ser um grande sucesso”.