Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende investe mais de 800 mil euros no desenvolvimento desportivo

 dsc1206 1 1024 2500
23 Fev

_DSC0946

O Município de Esposende assinou hoje contratos-programa de Desenvolvimento Desportivo, relativos à época 2021/2022, em cerimónia realizada no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio que contou com a presença de representantes das 24 associações e clubes do concelho, das treze Associações e Federações de modalidades desportivas. A Autarquia assegura o pagamento das taxas de filiação, inscrições, cartões e seguros de 1500 atletas dos escalões de formação.
“O Município de Esposende tem envolvido praticantes, clubes, dirigentes, Associações, Federações e, como grande novidade este ano, também com os agrupamentos de escolas António Correia de Oliveira e António Rodrigues Sampaio e com a Escola Secundária Henrique Medina. Esta é a razão de ser dos apoios municipais ao desporto: envolver o máximo de instituições e entidades, para alcançar o maior número de praticantes”, referiu, durante a cerimónia, o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira que destacou o facto de os contratos-programa serem um modelo “transparente de apoio às associações e clubes”.
“O investimento nestes projetos é de 257.500,00 euros, mas, em matéria de fomento desportivo, aprovamos uma adenda ao contrato de desenvolvimento desportivo com o Grupo Desportivo de Apúlia, com um reforço da verba de 268.350,00 euros. Somando todos os apoios, estamos a falar de um investimento total do Município superior a 800 mil euros”, sustentou Benjamim Pereira.
Tal como a prática desportiva foi condicionada pela pandemia provocada pela Covid-19, também os projetos para o Parque da Cidade e para o Parque Desportivo e de Lazer viram a sua concretização atrasada, mas o presidente da autarquia esposendense anunciou, para breve, o lançamento do projeto que vai nascer a norte da cidade, enquanto na zona sul decorre já o processo de aquisição das parcelas para a construção do Parque da Cidade.
Em causa está o montante associado aos contratos programa de desenvolvimento desportivo para a época 2021/2022, sendo celebrados contratos-programa com a Federação Portuguesa de Canoagem, a Federação Equestre Portuguesa, a Federação Portuguesa de Surf, a Federação Portuguesa de Taekwondo, a Associação de Andebol de Braga, a Associação de Atletismo de Braga, a Associação de Badminton do Norte, a Associação de Basquetebol de Braga, a Associação de Futebol de Braga, a Associação de Patinagem do Minho, a Associação Portuguesa de Deficientes - Delegação Distrital de Braga, a Associação de Voleibol de Braga e a Associação de Ciclismo do Minho.
O Município celebrou, ainda, contratos-programa de desenvolvimento desportivo com os vários clubes e associações desportivas do concelho, com vista ao apoio à realização de atividades desportivas, apoio à concretização de projetos junto de populações com necessidades educativas especiais, integração de crianças e jovens indicados pela comissão de proteção de crianças e jovens em risco, no desenvolvimento de projetos promovidos pelo Município, na compra de equipamentos e material de treino/pedagógico, na formação e/ou contratação de técnicos habilitados e na sua atividade desportiva regular.
Pretende-se promover, estimular e apoiar a prática desportiva, através de atividades desenvolvidas em parceria com coletividades desportivas ou no seio da própria escola.
Envolvendo um montante global de 257.500 euros, os apoios contemplam os clubes/associações Forjães Sport Clube, Antas Futebol Clube, Futebol Clube Marinhas, Associação Desportiva Esposende, Gandra Futebol Clube, União Desportiva de Vila Chã, Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, Clube de Futebol de Fão, Grupo Desportivo de Apúlia, Clube Náutico de Fão, GCDR Gemeses, Rio Neiva – ADA, Hóquei Clube de Fão, Centro Social da Juventude de Mar, Forum Esposendense, CICS - Esposende Surf Team, Associação de Karaté de Apúlia, Bushido AK Esposende, Taekwondo Clube de Esposende, Clube Hípico do Norte, Equivau - Quinta do Vau, ACD "Os Apulienses", ADRC Criaz, C.S.J. Belinho, APD – Braga, ACARF, Associação Ciclismo Minho, bem como a Escola Secundária Henrique Medina e os agrupamentos de escolas António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira.