Presidente da República aponta Loja Social de Esposende como exemplo para o país

PR Gemeses

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa visitou hoje o concelho de Esposende, colocando no foco da sua atenção áreas tão distintas como a agricultura e a agroindústria, o apoio social e o desporto. Sobre o projeto da Rede + Colaborativa que integra a Loja Social, Marcelo Rebelo de Sousa reconheceu a vocação que pauta “a partilha social com a cidadania e a sustentabilidade”.
“Este projeto é um exemplo para o país. Nos altos e baixos da sociedade, e o país tem vivido muitos altos e baixos, é fundamental que seja o município a fomentar a ajuda. Os dias de hoje pressupõem estruturas como esta, que têm um valor denso, a proximidade entre as pessoas”, sublinhou o Presidente da República, após visita à Loja Social de Esposende, onde contactou com técnicos e voluntários, reconhecendo a importante ação ali desencadeada.
“Quando me dizem que entram na Loja Social 250 produtos por dia e que saem outros tantos, para ajudar outras famílias, reconheço a importância que esta Loja Social tem para uma sociedade que se revela tão egoísta”, sublinhou Marcelo Rebelo de Sousa.
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, lembrou a génese da Loja Social, Rede + Colaborativa, com um fim altruísta de “incrementar a dignidade do cidadão”, sendo um projeto social “que já é referência no país e que está em franca expansão. A envolvência que este projeto tem, quer a nível institucional, quer a nível do cidadão, assenta numa prerrogativa importante que tem a ver com a dignidade das pessoas que
precisam momentaneamente do apoio desta loja”, sublinhou Benjamim Pereira. De resto, o presidente da Câmara de Esposende lembrou que, “a situação socioeconómica de cada agregado que recebe ajuda “é constantemente avaliada”, denotando a transparência que está subjacente.
Benjamim Pereira agradeceu a presença do Presidente da República, retomando o contacto tão importante com as populações e destacou o facto de ter deixado uma mensagem no livro de honra que perpetuará a sua passagem por Esposende.
A vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, Alexandra Roeger, responsável pela área funcional da Ação Social, sublinhou que a Loja Social pretende “dar resposta aos desafios sociais, num projeto que assenta em vários pilares – a cidadania, envolvendo as escolas e toda a comunidade, a partilha, a sustentabilidade, num contexto de economia circular, no voluntariado e na governança, desenvolvendo-se em contexto da rede social concelhia”.
Durante a visita ao concelho de Esposende, o Presidente da República visitou a Sociedade Agrícola Carreira Gonçalves, em Fonte Boa, onde ficou a conhecer os métodos biologicamente corretos de produzir leite e deslocou-se ao Clube Náutico de Gemeses, onde o presidente do clube, João Pedro Lopes, enalteceu o trabalho colaborativo com a Câmara Municipal que tem permitido criar condições excelentes para a prática da canoagem. Aos atletas presentes, Teresa Portela e João Ribeiro, Marcelo Rebelo de Sousa desejou felicidades para as provas que se aproximam (campeonatos do Mundo e Jogos Olímpicos).
A concluir a visita, o Presidente da República deslocou-se, ainda, à empresa Laticínios das Marinhas, onde constatou a modernidade da tecnologia, ao serviço da produção artesanal de queijos e manteigas e que permitem que estes produtos sejam considerados de excelência.