Município de Esposende atribui nome de Paulo Gonçalves a rua de Gemeses

22 Abr

A Câmara Municipal de Esposende vai homenagear o piloto Paulo Gonçalves, assinalando o 1.º aniversário do seu falecimento, em cerimónia agendada para o dia 25 de Abril, ocasião em que será associado o seu nome à toponímia local. Paulo Gonçalves faleceu a 12 de janeiro, na Arábia Saudita, após queda na 42.ª edição do Rali Dakar. Devido às restrições decorrentes da pandemia, só agora, com o desconfinamento progressivo, é possível realizar esta homenagem.
Esta homenagem pretende destacar o desportista, mas essencialmente o Homem que procurava a excelência, sem abdicar dos valores que o tornaram reconhecido mundialmente.
A toponímia, enquanto veículo da memória coletiva, perpetua um homem que é, reconhecidamente, respeitado pela comunidade.
Da cerimónia faz parte uma missa, pelas 11 horas, na Igreja Paroquial de Gemeses, seguindo-se uma romagem ao cemitério, para deposição de uma coroa de flores em memória de Paulo Gonçalves. A finalizar, será descerrada uma placa toponímica que dará o nome de Paulo Gonçalves a uma rua da freguesia de Gemeses.
O Município de Esposende enaltece, desta forma, a marca que Paulo Gonçalves deixou no concelho, onde manteve sempre uma atitude de apoio e promoção das atividades desportivas e, alargando a ação, empenhou-se na campanha de sensibilização ambiental promovida pelo município.
Distinguido nas dez edições já realizadas da Gala de Mérito Desportivo, o Município de Esposende atribuiu-lhe, a título póstumo, o mais alto galardão municipal, a medalha de Honra.
Devido às restrições impostas pela Direção Geral de Saúde, as cerimónias contarão com um número restrito de convidados, mas todas as iniciativas serão transmitidas pela Esposende Serviços TV.