Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende garante apoio excecional ao associativismo desportivo

06 Nov

Ciente das dificuldades que os clubes atravessam por força das contingências derivadas da pandemia Covid-19, o Município de Esposende vai atribuir, na presente época desportiva, um apoio excecional aos clubes e associações desportivas do concelho, no montante global de 19 455 euros.

Este apoio destina-se ao pagamento das taxas de inscrição e seguros dos atletas do escalão Sénior nas associações e federações das respetivas modalidades.

Face à atual situação de pandemia e ao Estado de Calamidade vigente e tendo em consideração as diretrizes da Direção Geral de Saúde, que não permitem a presença de público nos eventos desportivos, os clubes viram reduzidos os meios financeiros por falta de bilheteira, que permitiam dar resposta às suas despesas correntes e para a manutenção da atividade.

Trata-se, pois, de uma medida de carater excecional e balizada no tempo. Com efeito, a política municipal de apoio aos clubes e associações desportivas estabelece a celebração de contratos programas no que se refere a atividades desportivas federadas e não federadas, sendo que o Município garante a inscrição de atletas dos escalões de formação nas provas e competições federadas das respetivas modalidades, na participação nos campeonatos concelhios, no apoio à realização de atividades desportivas, no apoio à concretização de projetos junto de populações com necessidades educativas especiais, na integração de crianças e jovens indicados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em risco, no desenvolvimento de projetos fomentados pelo Município, na compra de equipamentos e material de treino/pedagógico, na formação de técnicos habilitados e na sua atividade desportiva regular.

Através da concessão destes apoios, a Câmara Municipal contribui para o fomento da prática desportiva de largas centenas de atletas, dando também cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.