Esposende recebe 2.º Concurso de Saltos Internacional de 11 a 13 de setembro

08 Set

CSI

Pelo segundo ano consecutivo, Esposende vai acolher, de 11 a 13 de setembro, o Concurso de Saltos Internacional (CSI), evento organizado pelo Clube Hípico do Norte, em parceria com a Federação Equestre Portuguesa e a Câmara Municipal de Esposende.

Tendo como palco o Clube Hípico do Norte, a competição contará com a participação de 150 cavaleiros nacionais e internacionais e integrará uma Etapa de Qualificação da Equipe Nacional para o Campeonato da Europa da Juventude 2021.

Além de prestigiados cavaleiros internacionais, oriundos de Espanha, França, Suécia, Suíça, Noruega, Angola, Irlanda, Inglaterra, Malásia e Brasil, o evento contará também com a elite equestre nacional, entre eles, os cavaleiros olímpicos António Vozone e Miguel Faria Leal, estando igualmente assegurada a presença dos cavaleiros da atual equipa nacional, António Matos Almeida e Duarte Seabra.

Tal como sucedeu na primeira edição, a Federação Equestre Portuguesa definiu o CSI Esposende como uma etapa de qualificação da equipa nacional de saltos de obstáculos, para o Campeonato da Europa da Juventude em 2021. Desta forma, o selecionador nacional, Jean Marc Nicolas, estará presente para o apoio aos cavaleiros nacionais.

Na perseguição da excelência, a organização atribuiu um “prize money” significativo às principais provas do Concurso, dinamizando o espírito competitivo saudável entre os atletas e imprimindo, assim, valor acrescentado à iniciativa. As provas decorrem em contínuo ao longo dos três dias, entre as 10h00 e as 17h00. O Grande Prémio realiza-se domingo, dia 13 de Setembro, às 16h00, e terá transmissão televisiva na SPORT-TV e na RTP.

Em virtude da pandemia e em consonância com as regras da Federação Equestre Portuguesa e da Direção Geral de Saúde, a entrada de público é restrita à lotação do Clube Hípico do Norte e a Funzone e os programas sociais serão limitados.

O Concurso de Saltos Internacional enquadra-se na estratégia do Município de posicionar o concelho de Esposende como um território de eleição para o turismo equestre nas vertentes desportiva e lúdica. A articulação organizativa, desportiva e promocional entre a autarquia e o Clube Hípico do Norte tem obtido resultados de excelência, com um significativo impacto destes produtos na economia local, durante todo o ano.

Após o reconhecido sucesso do CSI Esposende em 2019, espera-se que esta edição possa continuar a proporcionar uma experiência desportiva de excelência para o território.