Aprovados Instrumentos de Gestão Previsional para 2020 da Esposende 2000

03 Dez

Piscina Forjães

Depois de aprovados em Assembleia Geral e levados ao conhecimento da Câmara Municipal, os Instrumentos de Gestão Previsional da Esposende 2000 para o ano 2020 foram apresentados à Assembleia Municipal de Esposende, na sessão do passado dia 25 de novembro.

Os documentos, que apresentam um orçamento de exploração de 1.144.420 euros e um investimento estimado de 160.000 euros, refletem a estratégia da empresa municipal para os diversos equipamentos municipais sob a sua tutela, e que passa, globalmente, pela aposta na consolidação dos projetos em curso que têm pautado a ação cada vez mais abrangente da entidade, pela assunção de novas competências de gestão e pelo lançamento de novos desafios.

No que concerne à posição económico-financeira, os resultados obtidos nos últimos anos contribuíram sobremaneira para a consolidação financeira, garantindo, assim, o conforto necessário para que, em 2020, a empresa municipal possa manter o desiderato de prosseguir com a requalificação e modernização de equipamentos municipais, elevando a qualidade do serviço prestado e a comodidade para os utilizadores e, sempre que possível, implementando soluções de eficiência energética que tornem a exploração dos equipamentos mais limpa e menos dependente das convulsões no mercado energético.

O próximo ano ficará marcado pelo lançamento de novos projetos e desafios. Entre outros, será dada especial atenção ao planeamento da oferta de serviços, em especial no Complexo Piscinas Foz do Cávado, tendo em vista reforçar a prática desportiva, o lazer, a animação social e familiar, destacando-os como vetores imprescindíveis da saúde e bem-estar, e contribuindo para elevar a qualidade de vida dos cidadãos. No capítulo da comodidade, serão introduzidas novas ferramentas de comunicação entre o utilizador e o seu espaço de treino, assim como novas formas de pagamento.

No complexo de Piscinas Municipais de Forjães, o ano 2020 assinalará o ponto de viragem na exploração do espaço. Estão a ser desenvolvidos os projetos de modernização do edifício que visam, entre outros, a criação de novos espaços de ginásio e aulas de grupo, o redimensionamento e modernização dos balneários e um novo bar de apoio. Pretende-se que o novo espaço reforce a sua referência local e municipal, bem como a oferta na envolvente do Vale do Neiva.

Em 2020, a Esposende 2000 assumirá, também, a gestão do Pavilhão Municipal de Fão, equipamento onde serão introduzidos os mesmos princípios de gestão dos restantes equipamentos desportivos municipais geridos pela empresa.

A empresa municipal mantém vivo o desafio contínuo de atração de novos públicos, sejam permanentes ou sazonais, e de fidelização dos seus utilizadores, bem como na dinamização de eventos de reconhecida qualidade nas vertentes desportiva, recreativa e turística, além da prossecução e valorização dos programas sociais, que incluem cada vez mais projetos e novos públicos-alvo, contribuindo para a democratização no acesso à prática desportiva e para a criação e manutenção de hábitos de vida saudáveis.

Prestes a completar 23 anos de atividade, a Esposende 2000 está cada vez mais apta e preparada para receber e afirmar novas valências e competências que consolidem e fomentem a atratividade e qualidade dos serviços que presta e disponibiliza.