Esposende apresentou projeto de desenvolvimento desportivo

Fórum do futebol distrital reuniu municípios do distrito de Braga

No âmbito do projeto de desenvolvimento desportivo do Município de Esposende, estão em curso diversas ações que têm o objetivo de aumentar a prática e qualidade desportiva, nomeadamente na modalidade de futebol. Nesse sentido, o Município de Esposende está a trabalhar, em colaboração com a Associação de Futebol de Braga e a Federação Portuguesa de Futebol, no sentido de implementar um conjunto de medidas que visam a implementação das ações prioritárias.
O primeiro Fórum de Municípios que decorreu hoje, em Esposende, foi palco da apresentação do Crescer 2020+, projeto da Federação Portuguesa de Futebol que compreende uma “forte aposta regional, envolvendo os municípios e os estabelecimentos de ensino, centrando a formação nos alunos do 1º e 2º ciclos, como sublinhou o diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias.
Para implementar o projeto de desenvolvimento desportivo, o Município de Esposende equaciona, neste momento, “o modelo a adotar na gestão dos equipamentos, conforme sublinhou o vereador do Desporto, Rui Losa. O Município de Esposende  pretende incentivar o fomento da prática desportiva, numa oferta transversal, mas não pode perder de vista a vertente turística que o desporto adquire localmente, vincou Rui Losa.
O projeto Crescer 2020+ pretende aliar a vertente desportiva ao ensino, fomentando a prática, assente nos valores do desporto e da ética. De assinalar que “a prática desportiva é uma realidade, em Esposende, desde o pré-escolar, com programas desenvolvidos nos estabelecimentos de ensino, por técnicos do Município, como salientou a vereadora do pelouro da Educação, Angélica Cruz.
Tendo como público-alvo a população dos 4 aos 39 anos, o projeto Crescer 2020+ está fortemente vocacionado para captar praticantes femininas, atendendo à baixa adesão deste género no distrito. A prática de futebol e futsal será introduzida nas escolas, serão criadas ligas escolares, tendo como prioridade a formação de equipas femininas.
Participaram neste encontro os vereadores e técnicos ligados ao desporto dos municípios de Amares, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho, V.N. Famalicão, Vila Verde.