Esposende vai viver mais um fim-de-semana desportivo intenso

Esposende prepara-se para mais um fim-de-semana intenso em termos desportivos.
Com início na sexta-feira, dia 11, decorrerá até domingo, dia 13, no Pavilhão Municipal de Fão, o Torneio Intercontinental de Basquetebol de Esposende, que contará com a participação de quatro seleções sub-18 masculinas.

Esposende prepara-se para mais um fim-de-semana intenso em termos desportivos.

Com início na sexta-feira, dia 11, decorrerá até domingo, dia 13, no Pavilhão Municipal de Fão, o Torneio Intercontinental de Basquetebol de Esposende, que contará com a participação das seleções sub-18 masculinas de Portugal, Holanda, Bélgica e Panamá, num total de aproximadamente meia centena de atletas. A competição é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende, Federação Portuguesa de Basquetebol e Associação de Basquetebol de Braga.

O jogo inaugural está marcado para as 19h00 e oporá a Holanda ao Panamá, sendo que às 21h00 se defrontam as equipas de Portugal e da Bélgica. O segundo dia da competição arranca com o jogo Bélgica-Holanda, às 16h00, e, às 18h00 jogam Portugal e Panamá. No domingo, dia 13, às 9h30 realiza-se o jogo Panamá-Bélgica, decorrendo a partir das 11h30 o Portugal-Holanda.

Paralelamente ao Torneio, e como forma de fomentar e dinamizar a prática da modalidade junto da população local, terá lugar na Frente Marítima de Apúlia o Street Basket 3x3, com jogos das 9h00 às 15h00, no dia 12, e das 14h00 às 18h00, no dia 13 de Julho. As inscrições podem ser feitas no local da atividade.

Em parceria com a Federação Portuguesa de Triatlo, o Município leva a efeito, nos dias 12 e 13 de julho, o III Triatlo “Esposende, um Privilégio da Natureza”. A competição integra a Taça de Portugal de Triatlo, orientada para a participação dos clubes de todo o país, e o Campeonato Nacional Jovem, direcionado para os atletas mais jovens, com idades compreendidas entre os 6 e os 14 anos, e inclui ainda a Prova Aberta para atletas não federados que pretendam experimentar a modalidade. Ao longo do fim-de-semana, mais de um milhar de atletas darão um colorido diferente à Zona Ribeirinha de Esposende.

Igualmente nos dias 12 e 13, a Praia de Cepães, em Marinhas, será palco da iniciativa “Verão em Movimento - IPCA o Teu Futuro Positivo”. Trata-se de uma ação conjunta da Câmara Municipal de Esposende, Empresa Municipal Esposende 2000 e Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que consiste na realização de um conjunto de atividades desportivas nas praias do concelho, nomeadamente o circuito de voleibol de praia (2x2), o circuito de futevolei (2x2) e aulas de fitness, em duas sessões diárias, às 11h00 e às 16h00. Os circuitos de voleibol e de futevolei são abertos à participação de todos, mediante inscrição, a efetuar na Casa da Juventude ou nas Piscinas Foz do Cávado, em Esposende.

Este evento desportivo prossegue no fim-de-semana de 19 e 20 de julho, na praia de Suave Mar, a 26 e 27 de julho estará na praia de Apúlia, e culminará na praia de Ofir, a 2 e 3 de agosto. Pretende-se, deste modo, promover a prática desportiva nas praias do concelho, incentivando a população a um estilo de vida ativo e saudável.

Ainda no dia 12 de Julho, sábado, no Complexo Desportivo de Marinhas, terá lugar a última jornada do Campeonato Concelhio de Veteranos, que nesta edição contou com a participação de 10 equipas e mais de centena e meia de atletas com mais de 30 anos. Os jogos de apuramento das classificações finais têm início às 17.00 horas e a final disputa-se às 19h00. A iniciativa encerra pelas 20h00 com a entrega de prémios a todas as equipas participantes na edição de 2014.