Esposende City Race mobilizou três centenas de atletas

07 Fev

Cerca de três centenas de atletas de todo o país e da vizinha Espanha, incluindo 27 clubes, participaram na primeira edição do Esposende City Race, uma prova de orientação pedestre que decorreu ontem, 5 de fevereiro, na zona urbana da cidade, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e Associação Amigos da Montanha.

Paralelamente à prova a contar para o circuito Portugal City Race, realizou–se também uma prova de orientação adaptada, direcionada para crianças e jovens com deficiência, bem como uma caminhada por alguns pontos de interesse turístico da cidade. Esposende viveu, deste modo, uma manhã bastante animada, reunindo em torno do desporto e do lazer, várias gerações. Este evento integra–se na estratégia de desenvolvimento desportivo e turístico do Município, visando, além do fomento da prática da modalidade de Orientação Pedestre, a promoção do território concelhio e a dinamização da economia local.

Em termos classificativos, na vertente Orientação Adaptada, em femininos, a vencedora foi Liliana Silva, do Clube Gaia, seguida de Raquel Cerqueira, também do Clube Gaia, e de Maria de Lurdes Amador, da Cercivar. Em masculinos, venceu Domingos Oliveira, do Clube Gaia, em segundo lugar classificou–se João Encarnação, do mesmo clube, e, em terceiro, ficou Hugo Mourão, da Cercivar.

No que se refere ao Open Longo, o pódio foi ocupado por Paulo Soares, da Ecowala, João Filipe Rio, Individual, e pela atleta espanhola Candela Pume López.

No Open Médio, o melhor tempo foi alcançado por Xavier Brites, da Pé Na Rota, seguido de Ricardo Neves, Individual, e de José Saraiva, também Individual.

Relativamente ao Open Curto, Eladio Rodríguez, da Habelas Hainas, conquistou o primeiro lugar, Inês Laranjeira, da EB Forjães, ficou em segundo, e Isabel Manadas, Individual, classificou–se na terceira posição.

No nível Formação, venceu Filipa Soares, da EB Apúlia, em segundo lugar classificou–se Ana Chen, da mesma escola, e, no terceiro posto, ficou João Gomes, da EB Júlio Saul Dias.

Na categoria Juvenis, em femininos, as vencedoras foram Ana Pacheco, da equipa .COM, Margarida Miranda, da EB Apúlia, e Alba Grimaldi, da Habelas Hainas. Em masculinos, subiram ao pódio José Fernandes, da .COM, Tiago Pereira, da NAST, e Mateo Rodríguez, da Habelas Hainas.

Em Juniores, em femininos, as três primeiras foram Rita Fernandes, da .COM, Eduarda Moreira, da ADC, e Verónica Fradique, da GD4C, enquanto que, em masculinos, ocuparam o pódio Luís Carlos, da ADC, Pedro Silva Vieira, da NAST, e Daniel Magalhães, da .COM.

Quanto a Veteranos, no escalão III, em femininos, a vencedora foi Beatriz Leite, da Montepio Geral, e, em masculinos, os três primeiros foram Costa Leite, da Montepio Geral, Gil Rua, da Ori–Estarreja, e Luís Gonçalves, da .COM.

No escalão Veteranos II, em femininos, as três primeiras foram Cláudia Figueiredo e Margarida Rocha, ambas da GD4C, e Luisa Sánchez, da Aromon, e, em masculinos, José Fernandes, da .COM, alcançou o primeiro lugar, seguido de Fernando Costa, da GD4C, e José Carlos Ramalho, da .COM.

Em Veteranos I, em femininos, o primeiro lugar foi conquistado por Carla Sousa, da GD4C, em segundo classificou–se Helena Sousa, da OriMarão, e, em terceiro, Elisabete Dinis, da ADM Ori–Mondego. Em masculinos, subiram ao pódio José Pereira, da CP Armada, Joaquim Sousa, da COC, e Noel Valadão, da ADM Ori–Mondego.

Quanto a Seniores, no escalão feminino, Raquel Ferreira, Individual, foi a primeira a alcançar a meta, seguida de Joana Fernandes, da .COM, e de Daniela Alves, da ADC. Em masculinos, os três primeiros foram Maikel Rodriguez, da Budiñoraid, Ángel Soto, da Aromon, e Luís Castro, da ADC.

espcityrace1