400 participantes na caminhada «Cávado, o rio que nos une»

03 Jun
No último domingo, 31 de maio, decorreu, entre Barcelinhos e Fão, a caminhada «Cávado, o rio que nos une», que registou a extraordinária marca de 400 participantes.

O programa da caminhada, que teve início em Barcelinhos e que dava a possibilidade dos participantes optarem por uma de duas distâncias, 12 km até ao Marachão ou 21 km até à Alameda do Bom Jesus em Fão, caminhando sempre pela margem esquerda do Cávado, tornaram esta aventura inesquecível, num percurso \"desenhado\" por trilhos pouco frequentados de uma natureza única, entre Barcelinhos e Fão.

Para além do fomento da prática desportiva e de hábitos de vida saudáveis, esta iniciativa pretendeu igualmente dar a conhecer as potencialidades naturais do curso de água que une vários municípios, nomeadamente os de Barcelos e Esposende.

A atividade decorreu no âmbito do Programa “Esposende em Movimento” da Esposende 2000, e da Semana do Ambiente da Esposende Ambiente, integrando também o Programa de Ação para Valorização do Rio Cávado, designado AQUA Cávado - “O rio que nos une”. Este programa assenta na promoção da utilização responsável e conservação do Rio Cávado e seus afluentes, atendendo ao valor crescente do seu património ambiental e natural, assim como à importância da preservação do equilíbrio dos seus ecossistemas naturais. Como membro da CIM Cávado - Comunidade Intermunicipal do Cávado, o Município de Esposende tem vindo a promover a realização de um conjunto de iniciativas a nível local, dedicadas particularmente ao Rio Cávado e ao recurso água de um modo geral.

Para além dos Municípios de Esposende e de Barcelos e das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente, esta iniciativa contou também com a colaboração da União das Freguesias de Apúlia e Fão, da União das Freguesias de Fonte Boa e Rio Tinto e da Junta de Freguesia de Barcelinhos.