Município de Esposende apoia prática desportiva de crianças e jovens

05 Out
Com o intuito de fomentar a prática desportiva junto das camadas jovens, o Município de Esposende vai renovar os Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo que tem vindo a estabelecer com as Associações e Federações de modalidades diversas, garantindo o apoio às associações e clubes do concelho, no plano da formação.

Na época 2015/2016, o Município irá estabelecer parcerias com as Associações de Futebol, de Andebol e de Basquetebol de Braga, Associação Distrital de Judo de Braga, Associação de Patinagem do Minho, Associação de Ciclismo do Minho e com as Federações Portuguesas de Canoagem e de Taekwondo, Federação Nacional de Karaté de Portugal e Federação Portuguesa de Surf.

Através destes Contratos Programa, a Câmara Municipal garante o pagamento das taxas de filiação, inscrição, cartões e seguros dos atletas dos escalões de formação, num investimento que ronda os 80 mil euros por época.

No Futebol serão apoiadas a Associação Desportiva de Esposende, o Centro Social Juventude de Belinho, o Clube de Futebol de Fão, o Desportivo Recreativo Estrelas de Faro, o Forjães Sport Clube, o Futebol Clube de Marinhas, o Gandra Futebol Clube, o Grupo Desportivo de Apúlia, a Associação Juvenil “Fintas” e a União Desportiva de Vila Chã. Na modalidade de Andebol é abrangido o Centro Social da Juventude de Mar, no Basquetebol a Associação Desportiva de Esposende – Secção de Basquetebol e relativamente ao Judo as coletividades abrangidas são o Águias Serpa Pinto e Associação de Judo e Defesa Pessoal. Ao nível do Hóquei em Patins e Patinagem o Município apoia o Hóquei Clube de Fão, no Ciclismo a JUM – BTT, na Canoagem a Associação Rio Neiva, o Clube Náutico de Fão e o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses. No Taekwondo é apoiado o Taekwondo Clube de Esposende, no Karaté é contemplada a Associação de Karaté de Apúlia e o Bushido AK Esposende e no Surf é abrangido o CICS – Esposende Surf Team.

Ciente da importância da prática desportiva das crianças e jovens, o Município tem vindo a garantir o apoio às associações e clubes do concelho, mantendo simultaneamente a aposta em programas e ações que potenciam e fomentam a prática desportiva, assim como na organização de grandes eventos que contribuem para promover o concelho em termos desportivos e turísticos. Refira-se, ainda, o forte investimento que tem sido realizado ao nível da construção e requalificação de infraestruturas desportivas, fazendo de Esposende um Município modelo a este nível.