Mais de meio milhar de árvores para repovoar áreas afetadas por espécies invasoras

2022/12/20

O Município de Esposende, através de uma candidatura ao Programa Floresta Comum, vai implementar um projeto educativo que contempla a distribuição e plantação de mais de meio milhar de árvores, cujo objetivo é repovoar áreas afetadas por espécies invasoras. Pretende-se, por esta via, desenvolver uma gestão ativa na floresta, visando a gradual substituição de espécies invasoras lenhosas.

A adesão a este projeto - Programa Floresta Comum - visa aproveitar um importante impulso para a floresta, promovido na sequência da parceria estabelecida entre a Quercus, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, ao qual se associou o Município de Esposende, com uma candidatura que foi aprovada.

São igualmente objetivos deste projeto o aumento da biodiversidade florística e consequentemente faunística, o envolvimento da comunidade para as questões florestais, a recuperação de áreas afetadas por espécies invasoras lenhosas e ainda contribuir para a preparação do território para os fenómenos das alterações climáticas, concretamentem as ondas de calor e a seca.

Os espaços do concelho de Esposende que beneficiarão da plantação serão aqueles que tenham ações de controlo de espécies invasoras, sendo que os pedidos poderão ser efetuados pelos proprietários dos terrenos, nas Juntas de Freguesia, ou diretamente na Câmara Municipal, através do endereço gtf.esposende@cm-esposende.pt .

A distribuição das árvores disponíveis será feita de acordo com o número de pedidos recebidos, após avaliação do terreno em visita técnica. Esta iniciativa enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne ao Ação Climática (ODS 13), Proteger a Vida Terrestre (ODS 15) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).