Biblioteca Municipal de Esposende retomou “Natal dos Leitores”

_dsc9013
_dsc9127
_dsc9237
2022/12/19

Após um interregno motivado pela realização de obras de requalificação e pelas contingências da pandemia, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, retomou a festa “Natal dos Leitores”.

Esta iniciativa, que é já uma tradição, reúne em convívio os leitores da Biblioteca Municipal, distinguindo os que registaram mais leituras.

A festa voltou a realizar-se, no passado dia 17 de dezembro, num ambiente informal e natalício à volta dos livros, com música, poesia e degustação de iguarias tradicionais de Natal, partilhando afetos, memórias e presentes. O “Natal dos Leitores” voltou, assim, a encher a Biblioteca, numa casa renovada e decorada a preceito para esta época festiva.

Decorrente da realização de obras e da pandemia, a Biblioteca Municipal funcionou nos últimos dois anos em instalações temporárias, com um fundo documental reduzido. Uma vez que não foi possível, neste período, distinguir os melhores leitores, foram contabilizados os empréstimos realizados nos anos 2020, 2021, bem como do ano 2022. No total foram distinguidos 45 leitores, todos com mais de 70 livros requisitados, sendo que os três primeiros classificados foram Alda Viana, com 176 livros, Ana Maria Nascimento, com 171 livros, e Carla Sofia Correia, com 168 livros. A todos os leitores foram oferecidos livros editados pelo Município e, no caso das crianças e dos jovens, foram adquiridos livros, de acordo com a sua faixa etária.

A sessão iniciou com um momento musical a cargo de Beatriz Deveza, Sara Pedrosa e Maria Deveza, com acompanhamento musical de Nuno Areia, da Escola de Música de Esposende, com interpretação dos temas "The water is wide" de J. Althouse,"Shenandoah" de J. Althouse,"Simple gifts" de M. Hayes e "Linda noite de Natal".

O investigador esposendense, José Felgueiras, homem com forte paixão pelo mar e que constrói belíssimas miniaturas de barcos, acedeu a partilhar uma história pessoal, intitulada “Um Natal da minha infância”, que comoveu e emocionou os presentes. A história é de um menino que, com 7 anos e sem “pecados”, muito pedia ao menino Jesus um formão para poder trabalhar nos barcos que via os adultos construírem. E teve o formão, não o que esperava, mas outro, especial, que hoje, passados 70 anos, ainda conserva com grande apreço. A Biblioteca Municipal fez uma edição restrita desta história e ofereceu aos leitores presentes.

A entrega dos presentes e certificados de melhor leitor esteve a cargo da Vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende e responsável pela área funcional da cultura, Alexandra Roeger, e dos vereadores Sérgio Mano e Alexandra Vilar.

O “Natal dos Leitores” celebra e fomenta o serviço público de leitura, dando cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.