Município de Esposende garante iluminação natalícia em todo o concelho

2022/12/02

À semelhança do ano passado, e numa perspetiva de coesão territorial, o Município de Esposende vai atribuir apoios às Juntas e Uniões de Freguesia do concelho para garantir iluminação natalícia em todo o território concelhio, num investimento global de 28.000 euros. A medida foi aprovada em reunião de Câmara, por unanimidade.

Em causa está a transferência de 4.000 euros para cada uma das cinco Uniões de Freguesia e de 2.000 euros para cada uma das restantes quatro freguesias.

Esposende é um destino turístico de excelência, pelo que importa garantir a sua atratividade ao longo de todo o ano, nomeadamente na quadra natalícia, época de forte atratividade de turistas e visitantes.

Na cidade de Esposende, a decoração e animação natalícias são asseguradas diretamente pelo Município, sendo que, por via da atribuição destes apoios, as Juntas e Uniões de Freguesia garantem esse polo de atratividade nas demais freguesias.

Na mesma reunião de Câmara, o Município aprovou a atribuição de um apoio financeiro, no montante de 6.050 euros, à Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, para ajudar a atenuar os custos suportados com a realização da XIII Festa do Pão. Este evento, que decorreu entre 30 de setembro e 2 de outubro, reveste-se de extrema importância, não só para a população de Marinhas e para os seus emigrantes, como também para os demais habitantes do concelho, razão pela qual o Município atendeu ao pedido de apoio da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.

Estes apoios, no montante global de 34.050 euros, enquadram-se na política municipal e no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.