Município de Esposende aprova maior orçamento de sempre

2022/11/30

Sem votos contra, o Município de Esposende aprovou, hoje, em reunião do executivo, os documentos previsionais para o ano de 2023, nomeadamente o Orçamento, Grandes Opções do Plano e Mapa de Pessoal.

O Plano de Atividades e Orçamento para 2023 cifra-se num valor global de 36,7 milhões de euros, montante que, somado aos orçamentos das empresas municipais Esposende 2000 e Esposende Ambiente e ao saldo de gerência do exercício de 2022, se eleva a mais de 50 milhões de euros. Trata-se, pois, do maior orçamento de sempre, refletindo o crescimento contínuo e sustentado do Município de Esposende e considerando, também, o processo em curso de transferência de competências do Estado para as autarquias locais.

Atendendo à atual conjuntura económica, fruto da enorme instabilidade internacional e da forte inflação, o Município dedicará uma atenção acrescida à intervenção social, dando prioridade ao apoio e proteção das famílias, mantendo a baixa carga fiscal.

Não obstante a conjuntura desfavorável, o Município não vai abrandar o investimento, perspetivando a concretização de investimentos relevantes, perseguindo o objetivo de desenvolvimento sustentável do concelho, numa estratégia articulada com as Juntas de Freguesia e em linha com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Entre os investimentos contam-se a instalação do Ensino Superior no concelho, a concretização dos projetos de Investigação no Forte de S. João Batista e na Estação Radionaval de Apúlia, do Parque da Cidade e do Parque Desportivo e de Lazer Municipal, a execução da segunda fase da requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, a construção do Centro de Recolha Oficial de Animais, a requalificação da Estrada Municipal 546 entre Antas e Forjães, a conclusão da Ecovia do Cávado e do Litoral Norte, e a requalificação do Largo Rodrigues Sampaio e do Mercado Municipal.

O plano de atividades contempla um conjunto muito diversificado de iniciativas, indo ao encontro das expectativas da população, mas tendo sempre em linha de conta a dinamização da economia local e a melhoria da qualidade de vida de todos os munícipes. Estão devidamente salvaguardadas as áreas da competência do Município, desde a cultura e eventos até ao desporto, passando pela proteção civil, saúde pública, desenvolvimento económico, ambiente e educação, entre várias outras vertentes.

Assinalando que é digno de realce o valor global deste orçamento, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “esta definição das linhas de desenvolvimento estratégico do concelho permitirá consolidar o plano de desenvolvimento delineado, prosseguindo a linha de crescimento da qualidade de vida da população, promovendo a coesão territorial”.

Benjamim Pereira deixa a garantia de que o Município se empenhará num correto e exaustivo aproveitamento dos diversos quadros comunitários de apoio disponíveis e que pretende candidatar ao que resta do Portugal 2020 o que está concluído e não foi financiado. Na mesma linha, espera uma boa negociação da contratualização do Portugal 2030, procurando também enquadramento dos projetos do Município na estratégia de implementação do Plano de Recuperação e Resiliência.

Os documentos serão submetidos à discussão e votação da Assembleia Municipal, no próximo dia 15 de dezembro.