Esposende integra Associação de Municípios Portugueses do Cavalo

2022/11/11

a cava

O Município de Esposende integra a Associação de Municípios Portugueses do Cavalo, tendo o vereador com a área funcional do Desporto, Rui Losa, assinado, na feira da Golegã, o protocolo de constituição da entidade.

A ideia materializou-se na Feira do Cavalo de Ponte de Lima, com a assinatura de um memorando de entendimento entre vários municípios e no qual participou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira. Agora, passados alguns meses, foi assinado o protocolo que permite avançar com todos os requisitos legais para a constituição efectiva da associação.

Estiveram presentes na cerimónia representantes dos municípios da Golegã, Ponte de Lima, Alter do Chão, Almeida, Barcelos, Esposende, Fundão, Lagoa, Santarém, Serpa, Valongo, Viana do Alentejo, Vila Franca de Xira e Vila Pouca de Aguiar. Ponte da Barca também integra esta associação, mas não esteve presente nesta cerimónia. Os municípios de Torres Novas, Chamusca, Almeirim ou Lisboa também já demonstraram interesse em aderir a esta associação.

A Federação Equestre Portuguesa, a Associação Nacional de Turismo Equestre e a Associação Portuguesa de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano também assinaram o documento de constituição de uma associação que pretende promover a actividade equestre e as relações entre territórios com tradição equestre a nível nacional e internacional.

São objetivos da Associação de Municípios Portugueses do Cavalo proteger, valorizar e promover os territórios de vocação equestre e reforçar a promoção nacional e internacional do turismo equestre. Dinamizar as actividades desportivas, económicas e turísticas associadas ao sector equestre e realizar acções que permitam um conhecimento recíproco e intercâmbios culturais entre os municípios do cavalo associados são outros dos pressupostos do memorando.

A associação procurará financiamento e reivindicará investimentos para projectos que promovam o desenvolvimento dos territórios, numa estratégia conjunta de acções, que visem a preservação ativa da tradição, decorrente do aproveitamento deste recurso endógeno estratégico, através da criação de infraestruturas de qualidade superior e da organização de provas de alta competição.

Apoiar projectos de estudos de investigação, promoção e formação relacionados com o sector e incentivar ao desenvolvimento e promoção da criação e produção de cavalos são, também, objetivos da associação.

Refira-se que cabe a Diogo Rosa, vice-presidente da Câmara Municipal da Golegã assumir o papel de interlocutor dos parceiros desta nova associação, prevendo-se para breve a definição dos elementos que irão integrar os órgãos sociais.