Presidente da Câmara Municipal de Esposende presente em homenagem a António Rodrigues Sampaio no Porto

homenagem_rodrigues_sampaio__2_
homenagem_rodrigues_sampaio__3_
homenagem_rodrigues_sampaio__4_
homenagem_rodrigues_sampaio__5_
2022/10/13

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, marcou, ontem, presença nas comemorações dos 140 anos da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, que tem como patrono a figura de António Rodrigues Sampaio, esposendense que foi um dos maiores vultos do liberalismo português de oitocentos, jornalista e parlamentar. O programa comemorativo fica marcado pelo descerramento de um monumento dedicado a Rodrigues Sampaio, junto ao edifício sede da Associação, na rua com o mesmo nome.

Em sessão realizada na sede da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, fez a apresentação do Prémio Rodrigues Sampaio, galardão instituído pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto e que o Município de Esposende, em parceria com esta instituição, relançou este ano, com periocidade bienal.

Benjamim Pereira referiu que o Prémio visa distinguir personalidades que, pelo seu trabalho, nas áreas da cultura e da comunicação social, contribuam para uma sociedade mais inclusiva e mais crítica. A instituição deste galardão enquadra-se na política cultural do Município e nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Aludindo aos importantes cargos que António Rodrigues Sampaio ocupou e à sua relevante intervenção, nomeadamente a nível político, “tendo atingido os mais altos cargos da Nação”, o autarca assinalou que o reconhecimento do Município a tão ilustre figura se encontra refletido na toponímia do concelho (Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, onde se ergue o busto de António Rodrigues Sampaio, espaço que está a ser alvo de uma intervenção de requalificação), e na atribuição do seu nome a um Agrupamento de Escolas e ao Fórum Municipal, atual sede da Assembleia Municipal.

Na sessão interveio também o presidente da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, Francisco Mangas, e o Vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, que realçaram a grandiosidade da personalidade de António Rodrigues Sampaio. Germano Silva, historiador e membro da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, contextualizou a colocação do busto de António Rodrigues Sampaio, peça que a associação encomendara ao escultor Teixeira Lopes aquando da sua fundação, em 1882.

Nas comemorações marcaram também presença Franquelim Neiva Soares e Francisco Marques, descendentes de António Rodrigues Sampaio.

Nascido em S. Bartolomeu do Mar, Esposende, António Rodrigues Sampaio (1806-1882) foi jornalista e político que, entre outras funções, foi deputado, par do Reino, ministro e presidente do Conselho (chefe de governo). Foi um dos maiores vultos do liberalismo português do século XIX, jornalista ímpar e parlamentar de exceção. Personalidade controversa, polémica, mesmo revolucionária, mas sempre coerente e fiel aos seus princípios e desígnios, foi um agitador de renome nacional, o que lhe valeria a alcunha d’ O Sampaio da Revolução, em virtude de se ter notabilizando como redator principal do periódico A Revolução de Setembro.