Município de Esposende promove Semana do Animal entre 4 e 7 de outubro

2022/10/03

À semelhança de anos anteriores, o Município de Esposende vai assinalar o Dia Mundial do Animal, que se comemora amanhã, 4 de outubro. Neste sentido, a autarquia vai levar a efeito a Semana do Animal, com atividades entre os dias 4 e 7 de outubro, com o intuito de chamar a atenção para o bem-estar dos animais e de promover a sua adoção responsável.

Assim, amanhã, Dia Mundial do Animal, a data será assinalada com a inauguração de pontos de água destinados aos animais, ao longo da avenida marginal de Esposende, frente marítima de Apúlia e Ecovia de Fão, disponibilizando, deste modo, este bem essencial em pontos estratégicos, habitualmente procurado para passear animais. O feriado 5 de outubro ficará marcado pela realização de uma cãominhada e uma Feira de Adoção, evento que decorrerá a partir das 10h00, no parque junto às Piscinas Foz do Cávado, em Esposende. Nos dias 6 e 7, com o apoio da Associação AMAR21 (projeto Patinhas) e da Equipa Cinotécnica da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Município vai promover atividades de demonstração e sensibilização.

Estas ações integram o Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal delineado pelo Município, em articulação com as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, da ONU.

No âmbito desta estratégia, no presente ano, o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária (GPAV) da Câmara Municipal de Esposende, em associação com o Canil Intermunicipal de Ponte de Lima e com o apoio da ANIESP - Associação Animal de Esposende, já efetuou um total de 146 adoções (101 cães e 45 gatos).

No que concerne à prestação de cuidados médico-veterinários de animais errantes, feridos e atropelados, no mesmo período, o Município e os Bombeiros Voluntários de Fão através do protocolo ‘’SOS Animal’’ prestaram, na totalidade, cuidados a 134 animais.

No âmbito do protocolo CED (Capturar-Esterilizar-Devolver), foram intervencionados 50 animais, medida que tem como objetivo controlar a população felina, sem dono, silvestre ou assilvestrado.

No seguimento da execução do Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses procedeu-se à vacinação de 226 cães e à aplicação de 61 microchips, procedimentos estes obrigatórios por lei (DL nº 313/2003 de 17 de dezembro).

Estes resultados expressam o empenho e atenção que o Município de Esposende tem vindo a dispensar na implementação de medidas de proteção. Neste contexto, igualmente no âmbito do Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal e no âmbito das comemorações da Semana do Animal, o Município de Esposende, a título extraordinário e durante o mês de outubro, isentará da taxa de adoção, com o intuito de incentivar a adoção. Assim, durante este período, o Município garante, a título totalmente gratuito, a esterilização/castração, aplicação de microchip, boletim sanitário, vacina antirrábica e desparasitação.

Para qualquer informação sobre adoção ou outro assunto, os interessados deverão contactar o Gabinete de Proteção Animal e Veterinária, através do endereço eletrónico veterinaria@cm-esposende.pt.

O Dia do Animal é celebrado anualmente a 4 de outubro, data que corresponde ao dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais.