Biblioteca Municipal de Esposende regista elevada procura após reabertura

20220626_171925
IMG_20220530_163451 (1560 x 2080)
20220530_164200
20220322_124040
20220626_172050
2022/09/02

A reabertura da Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, em Esposende, fica marcada por uma forte dinâmica e elevada procura, neste período de verão.

Inaugurada no passado dia 25 de junho, após obras de requalificação do edifício da centenária Casa do Arco, a Biblioteca Municipal tem registado uma afluência intensa, tanto para leitura e pesquisa presenciais, como ao nível dos empréstimos domiciliários.

Não obstante a disponibilidade das bibliotecas de praia em Cepães - Marinhas, Suave Mar - Esposende, Ofir - Fão e Apúlia, com livros de diversos géneros, jornais e revistas, para leitura na esplanada ou requisição domiciliária, além de diversas publicações do Município, a Biblioteca Municipal conta com uma assinalável procura, sobretudo no que se refere aos empréstimos domiciliários, contabilizando quase um milhar de empréstimos no mês de agosto.

A evolução dos empréstimos domiciliários na biblioteca municipal é um dos indicadores relevantes dos serviços prestados, pelo que a análise dos dados registados tendo por base o mês de agosto, permite afirmar que a Biblioteca Municipal de Esposende regista valores superiores ao período pré pandemia. Comparando com 2021, os empréstimos quase triplicaram, acompanhando a dinâmica promovida pela reabertura da Biblioteca após as obras e pela atualização contante do fundo documental.

De realçar também a afluência presencial diária de leitores/investigadores na “nova” Biblioteca, que se apresenta agora com uma imagem totalmente renovada, com novo mobiliário e diferente funcionalidade dos espaços, mais luminosa e funcional.

Há mais 110 metros quadrados de área de acesso público, totalizando 96 lugares sentados para consulta e trabalhos, bem como 20 lugares de leitura informal, além do auditório de 60 lugares. No rés-do-chão, além de um amplo espaço de acolhimento e receção, situa-se a da sala de leitura geral e um espaço dedicado aos jovens. Referência para uma nova sala para consulta e leitura de revistas e jornais, a hemeroteca, com destaque para um painel digital em exclusivo para consulta da Biblioteca Digital - AQUALIBRI. No primeiro piso, foi instalada uma mediateca, espaço renovado de multimédia, uma zona de trabalhos de grupo e um espaço de jogos de tabuleiro para empréstimo ou utilização. A sala de leitura geral do primeiro andar foi também ampliada, passando a dispor de 40 lugares, agradavelmente dispostos sob a luz da claraboia existente. No espaço infantil, também no primeiro andar, situam-se as duas salas leitura e conto, mas agora só com livros para os mais pequenos, já que a literatura juvenil está agora junto da literatura geral, mais vocacionada para adultos. Além de tudo, entre o espaço infantil e adulto, há um pequeno pátio já existente é agora acessível ao público e permite usufruir de uma leitura ao ar livre.

Volvidos 30 anos da sua inauguração na Casa do Arco, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura reinventa-se, indo ao encontro às necessidades do mundo contemporâneo, sem esquecer a individualidade da comunidade esposendense que serve, preservando o seu património local e partilhando memórias.

A estratégia da área da Cultura do Município enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, possibilitando uma oferta vasta e diversificada para todos.

A Biblioteca Municipal funciona de segunda a sexta, entre as 9h00 e as 17h00. Pelo facto de haver inúmeras sugestões nesse sentido, e se sentir essa necessidade, está a estudar-se o alargamento do horário.