FestiTeatro – Festival de Teatro de Rua anima Esposende entre hoje e domingo

JEAN PHILIPPE 27 AGO (1)
CULTURACTIVA 26 AGO (3)
2022/08/26

Após dois anos de paragem forçada e depois do sucesso das últimas edições, o FestiTeatro - Festival de Teatro de Rua regressa a Esposende este fim de semana, com espetáculos a decorrer na Praça do Município, de 26 a 28 de agosto, a partir das 21h30, com acesso gratuito. A proposta traduz-se em espetáculos para toda a família, para rir com todos, onde a arte do palhaço ou Clown terá o seu destaque, com diferentes abordagens à arte de fazer rir.

Esta que é a 6.ª edição do Festival contará com a participação de artistas de várias nacionalidades, consagrados no panorama do Teatro de Rua, e com uma carreira internacional. Assim, já hoje, dia 26, apresenta-se o espetáculo “Desconcerto”, protagonizado pelo grupo CULTURACTIVA PRODUCIÓNS, com Félix Rodríguez e Fran Rei. Os bem conhecidos irmãos galegos irão oferecer uma aproximação à música clássica através do humor. Amanhã, dia 27, é a vez do espetáculo “ENANOCICLOS”, protagonizado pelo conhecido universalmente como CLOWN ENANO, de origem andaluz, residente na Costa Vicentina em Portugal há 23 anos. Cada show é uma nova aventura, onde Enano transforma a rua na sua própria casa e o público na sua família. Para ele, o Teatro de Rua é o Teatro da Liberdade! Já realizou mais de 150 espetáculos internacionais representando Portugal. No domingo, dia 28, é a vez da companhia de JEAN PHILIPPE KIKOLAS, que apresenta “Sin Remite”, combinando técnicas de circo e de teatro com o slapstick inspirado nos personagens de Buster Keaton, Charlie Chaplin ou Jacques Tati. O espetáculo tem como protagonista um personagem histriónico, um excêntrico e trapalhão carteiro que nos mostra sem palavras o seu mundo particular e nos aproxima de uma profissão que parece cada vez mais distante.

Este ano, no início de cada espetáculo, o grupo OLYANDMARY apresentará MARY’TYPICAL, uma apresentadora especial que fará um aquecimento ao músculo do riso. Mary apresenta-se de Gala para a mais típica gala das Galas! Luzes, câmara, ação! Passadeira vermelha, paparazzis e guest list, tudo pronto para receber a Diva. Momentos absurdos de comédia, canto e encanto.

Integrado na programação cultural do Município no programa Esposende Verão 2022, o FestiTeatro pretende motivar e dar a conhecer novas possibilidades criativas de Teatro de Rua, bem como criar condições que garantam aos cidadãos o acesso às artes e à cultura no espaço da rua, visando o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Esta iniciativa foi criada no âmbito do programa CREARTE – Crescimento da Arte Teatral em Esposende, dinamizado pelo Município de Esposende e conta com a curadoria e co-produção da associação Itinerantenredo.

Toda a programação disponível aqui