Município de Esposende disponibiliza nova resposta de intervenção psicológica

2022/08/24

Tendo em conta o crescente agravar de situações pessoais e/ou familiares onde a intervenção de natureza psicoterapêutica se revela fundamental, a Câmara Municipal de Esposende criou o Serviço de Intervenção Psicológica (SIP).

Trata-se de mais uma resposta social que se apresenta os munícipes, que, deste modo, poderão beneficiar de aconselhamento e/ou acompanhamento psicológico gratuito, adequado à idade, problemáticas e caraterísticas específicas de cada indivíduo.

O Serviço de Intervenção Psicológica (SIP), cujo regulamento de funcionamento foi publicado em Diário da República, no passado dia 10 de agosto, presta apoio à população residente no concelho, e pode ser solicitada pelos munícipes, bem como por diversas entidades concelhias, nomeadamente em situações de vulnerabilidade social ou em processo de luto complicado/prolongado, em situação de crise/emergência, trauma, ou vítimas de catástrofe.

Complementarmente ao SIP, o Município disponibiliza um novo serviço de apoio à comunidade local, o Espaço psIntegrar, que se pretende constituir como uma resposta específica para adultos residentes em Esposende e que estejam a vivenciar situações de luto complicado, luto prolongado, trauma, bem como para pessoas vítimas de situações de emergência ou catástrofe.

O Espaço psIntegrar surge como resposta aos danos que resultam dos contextos sociais que, nos últimos anos, têm afetado dramaticamente a vida das pessoas, gerando perdas e traumas significativos. Pretende, assim, constituir-se como uma resposta municipal específica de acompanhamento e apoio psicológico que promova a integração das perdas e eventos traumáticos.

Para além deste novo serviço, a autarquia tem vindo também a implementar um conjunto de outras respostas no domínio do acompanhamento psicológico, nomeadamente com o Espaço Bem-Me-Querem, de apoio à vítima de violência doméstica e a RAP – Respostas de Apoio Psicológico, destinada a crianças vítimas e expostas a violência doméstica.

Ainda neste contexto do acompanhamento psicológico e da promoção a saúde mental, o Município de Esposende - cuja prioridade tem também sido a concertação de esforços para que, em conjunto, no ato de cuidar, se potenciem ganhos em saúde quer para as pessoas que cuidam, quer para as pessoas que são cuidadas - tem promovido uma ação concertada e articulada, numa lógica de intervenção integrada nas diversas áreas de atuação, através da criação de parcerias estratégicas com vista a proporcionar respostas de proximidade e inovadoras às problemáticas emergentes.

Estão, assim, também em curso os projetos Cuidar de Quem Cuida, destinado a cuidadores informais, o Café Memória, para apoio à pessoa com demência e seus cuidadores, bem como o projeto CuiDando, que pretende promover a estabilidade clínica, prevenir Internamentos, facilitar o acesso aos serviços da comunidade e promover a integração socioprofissional a pessoas com problemas de saúde mental.

Estes serviços estão disponíveis através do contacto telefónico 253 960 100 ou diretamente na Rua Narciso Ferreira, n.º 108 R/C, em Esposende.

Estas ações de intervenção de cariz psicológico enquadram-se na estratégia social do Município, encontrando-se interligadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo cumprimento foi assumido pelo grupo municipal: Câmara Municipal, Esposende Ambiente e Esposende 2000.