“O Verão sai à Rua” em Esposende entre 16 e 21 de agosto

2022/08/09

“Festa do Emigrante” marca arranque do evento

Em Esposende, o “Verão sai à Rua”, de 16 a 21 de agosto, no Largo Rodrigues Sampaio, em pleno centro da cidade, com promoção dos produtos locais e animação.

O evento integra a programação Esposende Verão 2022 e insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018_2022, decorrendo no âmbito do ESlocal, “Programa de Incentivo à Produção e Consumo dos Produtos de Endógenos: Produtos de Esposende”. Trata-se de uma organização conjunta da Câmara Municipal de Esposende e da ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, ao abrigo da Atividade 8 – Promoção e divulgação dos produtos locais do programa agirE CLDS 4 G. Esta ação enquadra-se também nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

O “Verão sai à Rua” traduz-se numa feira, onde poderão ser apreciados, degustados e adquiridos produtos locais agroalimentares, para além de uma pequena demonstração de street food, e exposição e venda de artesanato local. O evento decorrerá das 10h00 às 24h00.

Dos parceiros do ESlocal, estarão presentes entre outros os Licores Cardoso, a Cerveja Artesanal Coice, a Cooperativa Agrícola de Esposende, a Castelo de Açúcar e a Pastelaria Morena. No entanto, a representação gastronómica será alargada com a presença de alguns expositores locais que se dedicam à gastronomia de rua.

Quanto ao artesanato, a iniciativa vai contar com a participação de Arlanda Ribeiro (crochet), Marília de Jesus Agonia (cristais, incensos, peças em madeira para decoração), Maria da Graça Vale (bonecos em croché), Maria das Dores Viana (macramé), Artur Fernandes (brasões de família em madeira), Maria Aurora Lima (Jogos em madeira), Maria Fernanda Regado (lenços bordados, bandoletes, panos bordados), Cristina Isabel Capitão (pintura em tecido e artigos em porcelana fria), Carla Cristina Alves (croché, tecido, arte floral) e de Celestino Silva (artesanato em madeira).

A marcar o arranque da iniciativa, no dia 16 de agosto, realiza-se a “Festa do Emigrante” que será complementada com a atuação da artista esposendense ”Joana D´Arc”, pelas 22h00, na Zona Ribeirinha, ali mesmo ao lado.