Esposende mimou peregrinos no Dia de São Tiago

IMG_20220725_220817
2022/07/26

Como forma de assinalar o Dia de São Tiago que se celebrou ontem, 25 de julho, o Município de Esposende, em parceria com a Associação Via Veteris e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa e a colaboração da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, levou a efeito um conjunto de atividades.

Assim, na margem direita do rio Cávado, junto à Ponte D. Luís Filipe, em Gandra, esteve instalado, ao longo de todo o dia, um Posto de Receção do Peregrino, acolhendo, com alguns “mimos” todos os que percorrem o Caminho da Costa para Santiago de Compostela. Com o apoio da empresa municipal Esposende Ambiente, foi disponibilizada água da torneira para oferta aos peregrinos, assim como fruta proveniente da Cooperativa Agrícola de Esposende, para além de “Vieiras de Santiago”, um doce especialmente dedicado aos peregrinos e que é uma criação do chefe pasteleiro Pedro Carneiro, da pastelaria “Rio Doce”, de Esposende.

Para além destes produtos locais, os peregrinos foram também presenteados com postais alusivos a esta data, com uma nova brochura do Caminho Português da Costa em território de Esposende e vieiras (conchas), elemento verdadeiro simbólico do Caminho de Santiago. Os peregrinos tiveram, ainda, a oportunidade de se inspirarem um pouco, expressarem na sua língua e desenharem num quadro a giz o verdadeiro significado pessoal e introspetivo do “Caminho”. Para os peregrinos que tivessem necessidade de cuidados físicos, foi também garantido serviço de apoio, coordenado conjuntamente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Esposende e pela Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa. Durante o período em que este ponto de apoio ao peregrino esteve em funcionamento, entre as 7h00 e as 18h00, passaram pelo local cerca de uma centena de peregrinos de várias nacionalidades (checos, alemães, holandeses, espanhóis, norte americanos, entre outros).

A marcar o Dia de São Tiago deu-se também a reabertura do ponto de apoio do peregrino, instalado na Rua Narciso Ferreira, em pleno centro da cidade de Esposende, precisamente no traçado oficial do Caminho Português da Costa. Este espaço tem agora a sua fachada coberta com uma tela ilustrativa a este itinerário de peregrinação, reabrindo as portas aos peregrinos que aqui podem obter informação variada, repousar um pouco, apreciar o trabalho de arte comunitária “Passo a Passo, lado a lado”, executado durante o período de confinamento, para além de poderem carimbar os seus passaportes e receber alguma fruta e água da torneira.

Um dos marcos desta data traduziu-se num tapete florido especialmente elaborado para esta data, com motivos ligados à peregrinação jacobeia, junto à Capela de Santo Amaro, em Belinho. O trabalho foi da responsabilidade das comissões que elaboram os tapetes de flores na procissão do Senhor aos Enfermos de Belinho.

Já no final do dia, por volta das 21h00, no Albergue de São Miguel de Marinhas, foi oferecido um pequeno lanche/jantar a todos os peregrinos presentes, que culminou com a tradicional Queimada Galega. Para além dos muitos peregrinos que estavam de pernoita, este momento contou com a participação de várias pessoas que se quiseram associar e que tiveram a oportunidade de ler parte do esconjuro. Musicalmente, a animação esteve a cargo da fanfarra dos Escuteiros de Marinhas e do Grupo de Concertinas de Marinhas.