Garantida segunda fase da requalificação da Escola Secundária Henrique Medina

2022/07/22

Vai avançar a segunda fase das obras de requalificação da Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende.

Com um orçamento estimado na ordem dos 10 milhões de euros, a intervenção incidirá sobre os blocos de aulas e infraestruturas desportivas, concretizando a intervenção total e integral deste equipamento em atividade há cerca de quatro décadas.

Fruto do empenho e determinação do Município de Esposende, foi concretizada a primeira fase da intervenção ao abrigo de um acordo entre a Câmara Municipal e Ministério da Educação e Ciência, num investimento superior a 2,6 milhões de euros. A intervenção traduziu-se na construção de um novo edifício, que marca a entrada da escola e que acolhe a receção, sala de projeção, biblioteca, secretaria, arquivo e zona de atendimento a encarregados de educação, bem como os gabinetes da direção e instalações sanitárias. A obra incluiu a remodelação do refeitório e do salão polivalente e foram construídas novas instalações sanitárias. Contemplou igualmente a substituição de todas as coberturas em fibrocimento, bem como a demolição do bloco oficinal existente.

Esta primeira fase da obra foi inaugurada em maio passado, com a presença do Secretário de Estado da Educação, António Leite, tendo, na oportunidade, o Presidente do Município, Benjamim Pereira, alertado para a premência da requalificação total e integral do complexo escolar, e manifestado total disponibilidade para avançar com a elaboração do projeto da segunda fase da obra, procedimento que encetou, entretanto.

Decorrente da transferência de competências da Educação para as autarquias locais, hoje formalizada através da assinatura do Acordo de Compromisso entre o Governo e a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), é garantida a concretização da requalificação total da Escola Secundária Henrique Medina. Efetivamente, no âmbito destas negociações, foram definidas as escolas a necessitar de intervenção, sendo que a Escola Secundária de Esposende integra a lista das 451 identificadas a nível nacional e está nas 32 sinalizadas como “Muito Urgente”. A nível distrital, apenas é acompanhada da Escola Secundária de Amares. Confirma-se, assim, a premência da intervenção, devendo os procedimentos para o lançamento da empreitada avançar durante a próxima semana.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, manifesta satisfação por esta decisão, considerando-a “inteiramente justa, apesar de tardia, uma vez que a obra de requalificação da única escola secundária do concelho de Esposende deveria ter sido executada no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar, o que não se verificou”. O autarca sublinha o “empenho e perseverança do Município neste processo, comprovando que foi acertada a estratégia definida pelo Município aquando da decisão de avançar com uma intervenção faseada da obra”. Recorde-se que, à data, esta decisão foi defendida e profusamente debatida em sede de Conselho Municipal de Educação, tendo o Municipio arriscado nesta solução, que agora se verifica ter sido a melhor estratégia.

“Esposende e a sua comunidade escolar ficam naturalmente a ganhar com a beneficiação das instalações da Escola Secundária Henrique Medina, na medida em que a excelência da Educação passa também pela qualidade dos equipamentos escolares”, nota Benjamim Pereira.