Bons Ventos enfatiza relação da gastronomia de Esposende com os desportos náuticos

bv0
bv1
2022/07/14

No âmbito da promoção e valorização dos recursos do território e integrada no projeto “Aldeias de Mar”, o Município de Esposende lançou pelo segundo ano consecutivo uma campanha que enfatiza a relação da gastronomia com a atividade náutica de lazer. O epíteto de “Privilégio da Natureza” que Esposende ostenta, deriva do vasto património material e imaterial, intimamente ligado à relação com o mar, o rio e a comunidade piscatória.
Esta aposta na valorização e projeção do património material e imaterial, destaca a excelência da gastronomia atlântica e na diversificada oferta de atividades náuticas que os rios e o mar proporcionam e que se consubstanciam na Estação Náutica de Esposende sob a égide “ENE Experiências, ENE Possibilidades”.
São, precisamente, estes dois eixos que definem o âmbito da campanha “Bons Ventos”, configurando-se na sua essência vetores tidos como estratégicos para o território, em particular pela sua capacidade de dinamização económica e turística e atração de públicos externos para o destino.
“Bons Ventos” insinua, desde logo, naturais sinergias entre os dois temas: a influência atlântica na gastronomia local; e o convite desse mesmo mar, do vento e da excecional costa para a prática de desportos de água, onde o kitesurf regista crescente adesão.
O desenvolvimento de um conceito base unificador permitirá criar um fio condutor, possibilitando uma abordagem integrada, comunicando um contexto comum que, ao unificar e dar coerência ao todo, potencia ambas as partes.
Tendo em conta todos estes contextos, a predominância do Vento no nosso território, muitas vezes associada à “Nortada”, pode ser analisada como um ponto forte e diferenciador no desenvolvimento territorial, ou mesmo uma oportunidade.
No ambiente atual, que se pretende de retoma económica, saindo dos escombros da pandemia, pretende-se adotar um racional de comunicação, assente no Vento e na mensagem de esperança, em que a marca será sempre: “BONS VENTOS”
A campanha é um apelo constante à ação e experiência e, fundindo a náutica com a gastronomia, desafiamos: DESCOBRE, PRATICA, SABOREIA.
A campanha “Bons Ventos” surge no âmbito da candidatura ao PO Mar 2020 - Operação n.º MAR-04.03.01-FEAMP-0326 – “Aldeia de Mar - Esposende”, em que se assume Esposende com um território de Mar e que integra uma oferta turística de náutica e de gastronomia.
Através do projeto “Aldeias de Mar”, pretende-se projetar todo este legado, apostando na valorização da sua gastronomia atlântica e no rol de atividades náuticas que os rios e o mar proporcionam, configurando-se estes dois eixos, na sua essência, como estratégicos, em particular pela sua capacidade de dinamização económica e turística e atração de públicos externos.