Semana da Biodiversidade envolve comunidade escolar de Esposende

semanabio1
2022/05/24

Evento decorre até dia 27 de maio no Centro de Educação Ambiental

Após um fim de semana marcado por uma assinalável dinâmica e forte mobilização da comunidade, a Semana da Biodiversidade prossegue, até à próxima sexta-feira, dia 27 de maio, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, proporcionando um conjunto diversidade de atividades dirigidas à comunidade escolar.

Com este evento, o Município, através da empresa municipal Esposende Ambiente, procura sensibilizar a comunidade para a importância da conservação da diversidade biológica e do equilíbrio dos diversos ecossistemas, indo ao encontro das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

No sábado e no domingo, 21 e 22 de maio (Dia Internacional da Biodiversidade), realizaram-se, entre outras atividades, uma caminhada, exposições, uma Feirinha de Aromáticas e Suculentas, workshop’s, teatro de marionetes, oficinas, momentos musicais e de divulgação das tradições e ioga, que envolveram a participação de grande número de público, de diferentes faixas etárias. Deu-se um especial destaque à abertura de uma exposição sobre a natureza, do saudoso Prof. Aires Pires, denominada “O Outro Mundo”.

Na abertura da Semana da Biodiversidade, o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, realçou a importância deste evento com vista a despertar consciências para a relevância da biodiversidade e da necessidade da sua preservação. Neste contexto, Paulo Marques deu nota do trabalho que vem sendo desenvolvido neste âmbito pelo Município, nomeadamente através do projeto E-Redes, que tem subjacente a preservação da área marinha protegida do Parque Marinho do Litoral Norte (PNLN) e, por conseguinte, de toda a biodiversidade subaquática. A integração do Município de Esposende na cogestão do PLNL afigura-se também da maior relevância no plano da preservação da sustentabilidade desta área protegida, referiu Paulo Marques, realçando, ainda, a importância do Canal Intercetor de Águas Pluviais de Esposende, não só para evitar cheias, mas enquanto cenário propulsor de biodiversidade. Na sua intervenção, o Presidente da Esposende Ambiente expressou agradecimentos “às diversas associações de cariz ambiental do concelho que, em parceria com o Município e com a Esposende Ambiente, têm vindo a desenvolver um trabalho excecional”.

Além das várias exposições patentes no Centro de Educação Ambiental, o programa da Semana da Biodiversidade propõe diversas atividades aos alunos das escolas do concelho, nomeadamente o teatro de marionetas “O casamento de Krappi”, a Oficina Música e Ambiente, a Hora do Conto, o Workshop “SOS Animal – vamos ajudar a nossa biodiversidade”, o BIOpaper: à descoberta da biodiversidade do CEA, o Jogo da Memória “Mural da Biodiversidade” e a Palestra “Biodiversidade marinha de Esposende”. Ao longo desta semana, o evento vai mobilizar a participação de aproximadamente um milhar de alunos.