Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Município de Esposende lança Receituário de Robalo no Dia Nacional da Gastronomia

Dia nacional gastronomia 1 1024 2500
2022/05/23

O Município de Esposende vai editar um livro de receitas de robalo, no Dia Nacional da Gastronomia, que se assinala a 29 de maio, numa ação que decorrerá pelas 11h00, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende.

Trata-se da edição “O Receituário do Robalo Está Aqui”, que espelha a diversidade de formas de confeção desta espécie piscícola. O livro apresenta 40 receitas, com o contributo de algumas unidades de restauração locais, do Chefe Emídio Concha de Almeida, da Escola Profissional de Esposende e do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Filete de Robalo com Ouriços do Mar, Robalo Escalfado com Batata Gratinada, Cataplana de Robalo com Ameijoa Macha, Filete de Robalo em Amêndoa com Puré de Couve-flor e Arroz de Camarão, Filete de Robalo Aromatizado com Citronel, são algumas das receitas que constam da publicação.

Da programação do Dia Nacional da Gastronomia, consta também um momento gastronómico com confeção de prato de robalo da responsabilidade do IPCA, harmonizando com os vinhos da Quinta de Góios, seguido de degustação. A iniciativa integra também a inauguração, no Centro de Informação Turística de Esposende, da exposição “Francisco Sampaio - Bibliografia e Iconografia”. A mostra alusiva ao antigo Presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM), falecido em dezembro de 2021, tem curadoria de Paulo Sá Machado e estará patente até ao próximo dia 20 de junho. Francisco Sampaio foi uma figura incontornável do turismo nacional, daí ter sido apelidado de Senhor Turismo, sendo que o Município de Esposende lhe fez uma justa homenagem em 2014.

Esta ação enquadra-se num amplo conjunto de ações de promoção do Município, com vista ao reforço da sua atratividade, dando continuidade à campanha de divulgação de Esposende como território de excelente gastronomia de mar. Pretende-se, igualmente, impulsionar localmente a retoma económica do turismo, consolidando a sua posição no mapa dos roteiros gastronómicos do país.

Neste contexto, decorre, ao longo deste mês, a terceira edição da iniciativa “Esposende, o Robalo Está Aqui”, com 35 restaurantes do concelho a servir à mesa variadas sugestões gastronómicas confecionadas com este apetecível peixe. Os restaurantes aderentes e as propostas gastronómicas podem ser consultados em: orobalo.visitesposende.com. Segue-se, em junho, as “Festas Juninas”.

Estas ações inserem-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018_2022, o qual contempla também as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.