Esposende Ambiente apresentou contas de 2021 à Câmara e à Assembleia Municipal

2022/04/29

A empresa municipal Esposende Ambiente encerrou as contas de 2021 com a sua situação económico-financeira consolidada. Apresentou resultados líquidos positivos de 14.728,78 euros, cujos resultados antes de amortizações e impostos (Resultados Operacionais) se fixaram em 1.279.697,85 euros, num ano em que o volume de negócios ultrapassou os 5 milhões 350 mil euros, o que traduziu um aumento de cerca de 2% face ao ano anterior, ficando ainda, o equilíbrio financeiro assegurado.

Cumprindo a obrigatoriedade legal de dever de informação ao detentor do capital, a Esposende Ambiente apresentou à Câmara Municipal e à Assembleia Municipal, para conhecimento, o Relatório e Contas relativo ao ano 2021, que reflete a política de sustentabilidade, os objetivos estratégicos, assim como o exercício económico-financeiro da empresa municipal.

O permanente esforço económico e financeiro foi sustentado pela redução de despesa e gastos, com um controlo permanente e efetivo aos desvios das principais rubricas, tais como o Fornecimento e Serviços Externos, de forma a evitar derrapagens orçamentais e metas a cumprir.

A atividade de Abastecimento de Água representa 53% da atividade global da empresa, enquanto a atividade de Saneamento, representou 25%, registando assim um ligeiro crescimento face ao ano de 2020.

Já as atividades associadas a competências delegadas pelo Município como a Limpeza Pública, Espaços Verdes, Educação Ambiental e Pluviais representam 14% da atividade global da empresa municipal no ano de 2021. Os subsídios à exploração para o ano de 2021 foram suficientes para fazer face aos gastos e perdas resultantes destas atividades sem receita associada, permitindo a execução dos trabalhos com maior eficiência e eficácia, designadamente por via das sinergias em termos de gestão recursos humanos, equipamentos e infraestruturas.

Em 2021, a Esposende Ambiente acompanhou, em permanência, a evolução da pandemia, procurando minimizar os possíveis riscos para a atividade, com base na experiência adquirida no ano anterior, mas sem colocar em causa a prestação de serviços públicos essenciais ao longo do ano. Foi igualmente assegurada a rentabilidade das infraestruturas com principal foco na atividade comercial em zonas de novas empreitadas.

O investimento total realizado ascende a cerca de 639 mil euros, no âmbito do Plano Plurianual de Investimentos traçado e marca a conclusão e o início de empreitadas de infraestruturação de água, saneamento e águas pluviais.

Em período de pandemia, a empresa municipal foi-se adaptando às circunstâncias em conformidade com o serviço essencial que presta, garantindo a qualidade da água que abastece de forma ininterrupta ao longo de 365 dias no ano, bem como foi assegurada a drenagem das águas residuais produzidas no concelho, a limpeza e desinfeção dos espaços públicos.

Ao nível do fornecimento de bens e dos serviços prestados, assim como da eficiência administrativa interna, destaque para a manutenção das quatro certificações do Sistema de Gestão Empresarial, Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no trabalho e Responsabilidade Social.

Relativamente ao Plano de Segurança da Água, em 2021, a qualidade da água para consumo humano manteve o patamar de excelência, que se traduziu num nível de cumprimento dos parâmetros legais de 100%, pelo que, continuará a ser incentivado o consumo de água da torneira no concelho.

No âmbito da Limpeza Pública, Espaços Verdes e da Recolha de Resíduos Indiferenciados no concelho de Esposende, foi registada uma deposição em aterro sanitário de aproximadamente 19 mil toneladas, cifrando-se num aumento de cerca de 1,4% face à quantidade de resíduos recolhidos no ano anterior.

A recolha seletiva de resíduos nos ecopontos do concelho de Esposende apresentou no ano de 2021 um aumento de cerca de 2,1 % face ao ano anterior. Apesar das circunstâncias atípicas em que decorreu o ano, em virtude da pandemia de Covid-19, no concelho de Esposende verificou-se um crescimento da quantidade de resíduos encaminhados para reciclagem.

Em matéria de educação ambiental, destaca-se a retoma gradual das atividades, assim como a comemoração do 10º aniversário do Centro de Educação Ambiental.

Estes resultados demonstram o equilíbrio alcançado entre as vertentes económico-financeira, social e ambiental, contribuindo para o desenvolvimento do concelho, para a melhoria da qualidade de vida de toda a população e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que a Esposende Ambiente se propôs implementar conjuntamente com o Município de Esposende.