Estreia da obra Pater Noster integra ciclo de concertos da Semana Santa em Esposende

2022/04/08

OCA

A Igreja Matriz de Esposende acolhe, esta noite, às 21h30, o concerto “Mysterium Paschale” (O Mistério da Páscoa), pela Orquestra da Costa Atlântica, assinalando a abertura da programação cultural da Semana Santa, promovida pelo Município de Esposende.

Sob a direção artística e musical de Luis Miguel Clemente, com a soprano Ângela Alves e a mezzo soprano Ana Calheiros, este concerto desenrola-se em torno de uma das obras mais famosas do repertório religioso, o célebre “Stabat Mater” (1732) do compositor italiano Giovanni Battista Pergolesi, que descreve, em dois quadros, a angústia de Maria perante a crucificação de Cristo. Enquadrado com o Tempo da Quaresma, o concerto promete uma intensa experiência ao público, que irá proporcionar não só uma extraordinária viagem sonora, como também a oportunidade para a reflexão interior e a paz espiritual nestes tempos conturbados.

Em estreia absoluta na Semana Santa, o concerto “Pater Noster”, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende e Coro Ars Vocalis, decorrerá amanhã, dia 9, pelas 21h30, na Igreja Matriz de Apúlia. Os coros serão acompanhados por Carlos Pinto da Costa e Flora Castro nos violinos, Eugénia Lima na viola d’arco, João Pinto da Costa no violoncelo, Erica Versace na harpa, André Silva na percussão e Diogo Zão, ao piano e órgão. A direção musical é de Helena Venda Lima.

Esta obra em estreia resulta de uma encomenda do Município de Esposende ao compositor Pedro Santos, com textos que integram a coleção de poesia mística “Cântico de Amor”, de Frei Bernardo de Vasconcelos. O programa integra ainda peças, ou excertos de obras maiores, dedicadas e compostas para estas formações corais. Uma impressão na linha do tempo que este percurso perpetua, homenageando os compositores portugueses que, ao longo dos últimos anos, têm trabalhado de forma regular com estes projetos, exaltando a conjugação apaziguadora das vozes, da humanidade dos sons, com os quais se elevam quem os transmite e quem os acolhe.

A programação cultural da Semana Santa prossegue no dia 13 de abril, com o Concerto Espiritual pela Paz, pelo Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, com direção musical de António Ribeiro, que decorrerá na Igreja Matriz de Esposende, pelas 21h30.
Tendo como mote as sete últimas palavras de Cristo na Cruz, em íntima solidariedade com os que sofrem com a guerra, este concerto espiritual, através da linguagem dicotómica de som e palavras, propõe-se constituir como um momento de introspeção, reflexão e unidade pela Paz.

Todos os concertos têm entrada livre, limitada ao número de lugares disponíveis. A programação da Semana Santa de Esposende poderá ser consultada AQUI

A programação cultural da Semana Santa tem subjacente o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.