Benjamim Pereira apresentou projetos ao presidente da CCDR-N

2022/04/04

IMG-20220404-WA0005
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado pelo Executivo, reuniu hoje, nos Paços do Concelho, com o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, António Cunha e com o vogal executivo da Autoridade de Gestão do programa Norte 2020, Humberto Cerqueira.
A reunião serviu para fazer um balanço dos investimentos já realizados no concelho de Esposende e para o Município apresentar 14 projetos tidos como fundamentais para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população.
“Apresentei 14 projetos estruturantes, tendo em conta eventuais oportunidades de financiamento. São alguns dos projetos mais importantes para o futuro do concelho”, assumiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira.
Pormenorizando, o autarca elencou alguns dos projetos: Parque da Cidade, Zona Desportiva Norte, instalações para o IPCA, Instituto Multidisciplinar de Ciência e Tecnologia Marinha (a instalar na Estação Radionaval de Apúlia), Rede Municipal de Miradouros e Centro Interpretativo do Litoral Norte (a instalar no Forte S. João Batista), entre outros.
Na reunião foram solicitados esclarecimentos sobre o final do presente Quadro Comunitário de Apoio e dadas a conhecer as ambições do Município, no sentido de acautelar a preparação do QCA 2030 e do Plano de Recuperação e Resiliência.
Foi feito um balanço muito positivo do atual QCA, do qual resulta a concretização de mais de uma dezena de intervenções, prestes a serem inauguradas, além de terem sido abordadas outras temáticas, como a possibilidade de proceder a novos investimentos no ciclo urbano da água, considerando algumas lacunas que existem ao nível do saneamento.
“O Município de Esposende tem um rumo bem definido, estruturado em função das reais necessidades do território e da população. Esse planeamento faz com que estejamos já a definir as linhas de ação do futuro, com a elaboração de projetos, equacionando a hipótese de serem contempladas por programas de financiamento”, concluiu Benjamim Pereira.