Município de Esposende convida a visitar moinhos do concelho

2022/04/01

Moinhos Abelheira

Dia Nacional dos Moinhos

Como forma de assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, que se comemora a 7 de abril, o Município de Esposende vai promover, nesse dia, um roteiro de visita aos moinhos da Abelheira-Marinhas e de Apúlia, que inclui também a visita à Casa das Marinhas.

A participação é gratuita, contudo carece de inscrição prévia, até 6 de abril, através do email turismo@cm-esposende.pt. O ponto de partida será no Centro de Informação Turística de Esposende, pelas 10h00, garantindo o Município o transporte aos participantes.

O roteiro inicia com a visita à Casa das Marinhas, inspirada, arquitetada e construída a partir de um moinho em habitação pelo conceituado arquiteto esposendense Viana de Lima.

O projeto do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira, em Marinhas, que se encontra em execução, é o ponto seguinte do roteiro, sendo a visita orientada por técnicos da autarquia, da Etnoideia, empresa responsável pelo projeto de recuperação e apetrechamento dos três moinhos de vento que são propriedade da Câmara Municipal de Esposende, e por Fernando Morgado e Edite Morgado, antiga moleira neste local. Os visitantes terão oportunidade de perceber as funcionalidades dos equipamentos em reconstrução. Os moinhos fixos de torre, à semelhança de outros exemplares do norte litoral, mantêm a sua capucha móvel acionada através do rabo, direcionando sempre a vela contra o vento. Segue-se, no itinerário de visita no mesmo local, a intervenção de Maria Augusta Fernandes, proprietária de um dos sete moinhos de vento deste complexo.

O roteiro terminará sobre o mar de Apúlia, com a visita a um dos moinhos de Apúlia implantados junto à praia e que foi transformado também numa habitação de três pisos, mantendo, contudo, a sua traça original.

Serão distribuídos bilhetes-postais, onde, através de imagem, os visitantes poderão verificar a implantação destes moinhos, no passado e no presente. Refira-se que o Município tem em perspetiva a edição de uma publicação alusiva aos moinhos eólicos e hidráulicos existentes no concelho, bem como a criação de um roteiro turístico de visita para dar a conhecer este património. Entre os núcleos dos engenhos de moagem movidos pela força do vento, estão referenciados os de Abelheira e os de Cedovém, em Apúlia

A preservação das Etnoctecnologias, e esta ação em concreto, enquadra-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2018_2022. Associado a este objetivo está o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que o Município verteu para o seu plano de ação.