Loja Social de Esposende determinante no apoio aos refugiados ucranianos

2022/03/30

A Loja Social de Esposende tem assumido um papel determinante no processo de ajuda aos refugiados ucranianos, operacionalizando, no âmbito da Rede Social de Esposende, o apoio do Município aos deslocados de guerra.

Logo que estalou o conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o Presidente da Câmara Municipal de Esposende recebeu uma delegação de ucranianos radicados no concelho, onde manifestou a disponibilização de meios e bens para os ucranianos que procurem refúgio no concelho. “Temos em curso um programa com o Alto Comissariado para as Migrações que já contempla o acolhimento de refugiados. Se tiverem familiares que necessitem deslocar-se para Portugal, podem estar certos de que estamos preparados para integrá-los, salvaguardando os aspetos sociais, de saúde ou de ensino”, afiançou então Benjamim Pereira.

De modo a operacionalizar a ajuda ao povo ucraniano, foi encetada a campanha “Esposende apoia a Ucrânia” para recolha de determinado tipo de bens, a qual teve a melhor adesão. Por esta via, foi possível enviar para as zonas de fronteira os bens solicitados e garantir ajuda aos que foram sendo acolhidos no concelho de Esposende e na região.

Até ao passado dia 19 de março, foram rececionados na Loja Social de Esposende alimentos, calçado, material lúdico/didático, medicamentos/material clínico, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza de casa, puericultura, têxteis, utensílios de cozinha e vestuário, totalizando 48 099 bens. Até àquela data, através da Loja Social de Esposende, foram atribuídos a famílias ucranianas acolhidas no concelho um total de 2 967 destes bens, de acordo com as necessidades em causa.

No âmbito desta campanha, a Loja Social de Esposende tem vindo a apoiar diversas instituições, tanto do concelho como de outras regiões do país, que têm acolhido refugiados de guerra.

Na Loja Social foram apoiadas presencialmente 10 famílias, num total de 37 beneficiários, entre crianças e adultos, tendo sido entregues 710 bens, registando-se, ainda, a entrega de mobiliário a uma família de acolhimento.

A operacionalizar esta campanha estão os técnicos do Município, sendo de realçar a preciosa ajuda de mais de uma centena de voluntários que entenderam unir-se a esta causa e que contabilizavam, até 19 de março, cerca de 600 horas de serviço voluntário.

Refira-se que a campanha de recolha de bens para os refugiados prossegue através da Loja Social, destinando-se aos cerca das 130 pessoas que se encontram a residir no concelho.

Esta postura do Município, articulada através da Loja Social, tem subjacente o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas.