Inauguradas obras de valor superior a 900 mil euros em Palmeira de Faro

2022/03/26

277315911_387727179546167_1375186486963037339_n
O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira inaugurou hoje quatro obras concluídas em Palmeira de Faro, num valor global que ultrapassa os 900 mil euros e que incidiu no melhoramento dos acessos e da segurança rodoviária.
“Estas quatro obras ultrapassam os 900 mil euros, sem quaisquer apoios ou subsídios. E, em relação a muitos investimentos, não nos podemos calar, porque sempre assumimos uma postura correta com o Poder Central, mas não admitimos que olhem para nós de forma diferente daquela com que olham para outros municípios”, disse o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, durante a cerimónia de inauguração dos investimentos na freguesia de Palmeira de Faro.
Inseridas no Plano de Investimento nas Freguesias, as quatro obras concretizam a estratégia de modernização da rede viária do concelho, potenciando a mobilidade, facilitando o acesso a pontos de atração turística e melhorando as condições de circulação para toda a população.
“Estas obras são fundamentais porque servem as populações das freguesias de Palmeira de Faro e Curvos, mas o seu alcance é mais vasto e assumem importância relevante na sustentabilidade, no ordenamento e no planeamento do território”, argumentou Benjamim Pereira.
O périplo pelas obras realizadas iniciou-se no entroncamento da EN 103/1 com a EN 305, onde a intervenção compreendeu a semaforização, no valor de 110 mil euros, correspondendo a uma reclamação antiga da população, fundamental para garantir as condições de segurança de todos os que circulam nestas estradas. Esta intervenção decorre de um protocolo firmado entre o Município de Esposende e a Infraestruturas de Portugal (IP), sendo a instalação do sistema totalmente custeada pelo Município.
Nesse entroncamento iniciou-se, também, a obra de requalificação da Estrada Nacional 305, entre Palmeira de Faro, Curvos e Vila Chã, no valor de 317 mil euros e que, segundo Benjamim Pereira, “permite recuperar um dos eixos estratégicos do plano rodoviário municipal. Além da ligação às freguesias de Curvos e Vila Chã, é via de acesso a polos industriais em expansão”, lembra.
O desgaste apresentado pelo piso exigiu a repavimentação, solucionando os graves condicionalismos à circulação de carros e peões. A reabilitação funcional melhorou as características do pavimento e compreendeu a limpeza das valetas, regularizando-as, desde o cruzamento com a EN 103-1, prosseguindo pelas freguesias de Palmeira de Faro, Curvos e de Vila Chã.
Nesta ronda de inaugurações, foi apresentada a reabilitação da linha de água, na denominada ponte de Susão, no valor de 90.627,35 euros.
“Esta intervenção insere-se num plano mais vasto que visa dotar o município de uma ampla, funcional e bem preservada rede de vias de comunicação, facilitando os acessos, promovendo a mobilidade suave e a segurança da circulação”, enquadrou o presidente da Câmara de Esposende.
Por último, foi inaugurada a beneficiação do acesso ao Monte de Faro, cujo valor global ronda os 475 mil euros e cuja oportunidade se enquadra no melhoramento dos acessos a novas áreas residenciais, mas também ao Monte de Faro, onde se pretende criar uma zona de lazer e miradouro.
“Está a ser desenvolvido o projeto para criar a Rede Municipal de Miradouros, ligando pontos de interesse paisagístico e natural situados na Arriba Fóssil, ou seja, Monte de Faro, São Lourenço, Senhora da Paz e Senhora da Guia”, relembrou o presidente da Câmara Municipal de Esposende.
A pavimentação permitiu revestir uma faixa de rodagem com cinco metros de largura, com tapete betuminoso, ladeada por valetas. Foi criada uma zona para inversão de marcha, situada na proximidade das antenas, onde existem, agora, alguns lugares de estacionamento. Esta obra teve sempre a precaução em minimizar as alterações ao relevo. Por isso, o acesso à zona de miradouro passará a ser limitado à circulação pedonal, sendo a regularização e o revestimento em saibro.
O monte de Faro constitui um miradouro natural de onde é possível alcançar uma vista desimpedida sobre toda a plataforma litoral, desde a freguesia de Mar, até à Póvoa de Varzim.
Para o presidente da Junta da União de Freguesia de Palmeira de Faro e Curvos, Mário Fernandes, estas obras “fecham um ciclo de grande investimento nestas freguesias e abre um novo período de desenvolvimento. No caso concreto do acesso ao monte de Faro, a Junta acreditou, a Câmara acreditou e a obra nasceu”, enquanto o secretário Fernando Cruz entende esta obra como “a devolução do monte de Faro à freguesia”.
A cerimónia foi abrilhantada com a atuação do Grupo Folclórico de Palmeira de Faro e teve o apoio logístico da Escola Profissional de Esposende.