Esposende incentiva alunos ao consumo de água da rede pública

2022/03/25

Comemorações do Dia Mundial da Água

IMG-20220324-WA0006 (002)Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Água, que se assinala no dia 22 de março, o Município e a Esposende Ambiente procederam à oferta de garrafas de água reutilizáveis (cantis) aos alunos que ingressaram, este ano letivo, no 2.º ciclo do ensino básico, dando, assim, continuidade à campanha de promoção do consumo da água da torneira iniciada em 2021.

Numa ação simbólica, a Vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger, e o Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Paulo Marques, estiveram na Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende, para assinalar o Dia Mundial da Água e promover o consumo da água da rede pública, sendo que, para além das garrafas de água, foi entregue um folheto informativo aos alunos do 5.º ano.

A ação foi replicada nas restantes escolas do 2.º ciclo do concelho, nomeadamente nas Escolas Básicas António Rodrigues Sampaio, de Forjães e de Apúlia, e contou com o envolvimento de alunos e professores, que partilharam momentos e trabalhos relacionados com a temática da água.

No âmbito do Dia Mundial da Água, efeméride criada pelas Nações Unidas para promover a reflexão sobre a importância da água, foram realizadas, ao longo desta semana, diversas atividades, que tiveram como foco o tema da água e a gestão sustentável dos recursos hídricos, de modo a incentivar a consciencialização para a utilização eficiente deste recurso escasso e essencial à vida.

Integrado no Plano de Atividades do Centro de Educação Ambiental, foram realizadas seis sessões da Oficina “O Planeta Água”, iniciativa que decorreu em contexto escolar e que contou com a participação de turmas das escolas do Agrupamento António Correia de Oliveira, envolvendo 148 alunos do 3.º ciclo. Para além da importância da água, nestas sessões foi também abordado o ciclo urbano da água.

No seguimento da colaboração com a Escola Secundária Medina, através do seu Clube Europeu, foi realizada uma palestra para assinalar o Dia Mundial da Água dedicada aos recursos hídricos, nomeadamente os problemas associados à diminuição da disponibilidade e qualidade da água doce e os 5 R’s da eficiência hídrica.

Também para assinalar a data, a Esposende Ambiente lançou um desafio à comunidade educativa do concelho, que consistiu na realização de uma ilustração dedicada à promoção do uso sustentável da água, com particular destaque para o combate ao desperdício, complementada com uma frase de apelo à mudança de comportamentos. O Desafio#8 do “Dia a Dia pense Verde todo o Ano” contou com a apresentação de quatro dezenas de trabalhos, que se encontram disponíveis para consulta do site da Esposende Ambiente em https://www.esposendeambiente.pt/index.php/layout/cen/123-esposende-ambiente/centro-de-educacao-ambiental/1148-trabalhos-desafio-8.html

Esta postura do Município e da Esposende Ambiente insere-se no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.