Mais de mil alunos do Primeiro Ciclo já assistiram à “História de um bravo castrejo!”

2022/03/22

Teatro_1
O teatro de marionetas “História de um bravo castrejo!”, dirigido ao Pré-escolar e 1.º Ciclo, já percorreu diversas escolas do concelho. A aposta nesta forma de arte, como ferramenta pedagógica e educativa de valorização do Património Cultural, transporta-nos ao Castro de S. Lourenço, com as vivências do quotidiano real, contando a história de um jovem que sonha ser um valente guerreiro.
A programação do Serviço Educativo do Serviço de Património Cultural do Município de Esposende apostou, para o primeiro trimestre de 2022, em atividades dedicadas a toda a Comunidade Educativa, colhendo grande recetividade, revelado-se um verdadeiro sucesso.
A peça foi concebida e produzida pelo Teatro e Marionetas de Mandrágora, no âmbito da candidatura “Do Ferro ao Ouro”, cofinanciada pelo NORTE 2020 - Programa Operacional Regional do Norte, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Em paralelo, a iniciativa “VOU Patrimoniar”, oferece visitas orientadas a diversos locais culturais do concelho de Esposende, sendo uma forma de divulgar a Arqueologia, sensibilizando os participantes para o conhecimento, a preservação e o respeito pelo Património, com destaque para a nossa região.
Fazendo um balanço ao primeiro trimestre do ano, o saldo é largamente positivo, uma vez que este programa já abrangeu cerca de um milhar de participantes.
Importa realçar que estas iniciativas contribuem para as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente “Educação de qualidade” e “Cidades e comunidades sustentáveis”, com a valorização da diversidade cultural e a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável, bem como a consolidação dos esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural.
As atividades programadas requerem marcação prévia, sendo que o Teatro de Marionetas estará em itinerância pelas escolas do concelho, até ao final do mês de abril. As reservas podem ser efetuadas através do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt ou do telefone 253 960 179.