Esposende adere à Hora do Planeta pelo restauro da natureza

2022/03/18

À semelhança da anos anteriores, o Município e a empresa municipal Esposende Ambiente vão associar-se ao Dia do Planeta, que se assinala no dia 26 de março, desligando as luzes de diversos edifícios e equipamentos durante uma hora.

Assim, nesse dia, entre as 20h30 e as 21h30, serão apagadas as luzes do edifício dos Paços do Concelho, da sede da Esposende Ambiente, da Biblioteca Municipal, do Museu Municipal, da Casa da Juventude, do Centro Interpretativo de S. Lourenço, do Centro de Educação Ambiental e do passadiço na zona ribeirinha de Esposende

Este ano, a Hora do Planeta pretende chamar a atenção para o tema do restauro da natureza e a importância da recuperação dos recursos naturais no combate às alterações climáticas. Este será um movimento de consciência e reflexão, mas, sobretudo, de ação.

Neste contexto, os municípios são desafiados a marcar a diferença, levantando a voz pela natureza e assumindo compromissos ambientais que ajudem a recuperá-la, assegurando uma vida mais sustentável. Esposende compromete-se, em 2022, a promover o voluntariado ambiental e a redução do lixo marinho nas suas praias e zonas ribeirinhas.

Considerando que, mais do que apagar das luzes, a Hora do Planeta é um compromisso para unir e proteger o Planeta, os munícipes são também desafiados a aderirem à iniciativa, apagando as luzes durante este período, sendo que, para participar, basta registar-se em http://www.wwf.pt.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF, que começou em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Desde então, a WWF e as equipas da Hora do Planeta em todo o mundo têm aproveitado o poder deste movimento para apoiar as energias renováveis, a proteção da vida selvagem e seus habitats e a construção de modos de vida sustentáveis, apelando a uma nova legislação e políticas mais favoráveis ao nível do clima. A Hora do Planeta só é possível graças a todas as pessoas, empresas e municípios que se juntam para erguer as suas vozes pela natureza.

Através da adesão a esta campanha e consequente mobilização da comunidade para estas causas, o Município e a Esposende Ambiente expressam o seu empenho no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, concretamente no que concerne aos ODS 6 - Água Potável e Saneamento, 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 - Produção e Consumo Sustentáveis, 13 - Ação Climática, 15 - Proteger a Vida Terrestre e 17 - Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.