Passar para o Conteúdo Principal
Voltar ao início

Março com Sabores do Mar promove gastronomia na rua

Img 20220316 124451 1 1024 2500
2022/03/18

IMG_20220316_102509

No âmbito da 23.ª edição do evento gastronómico “Março com Sabores do Mar”, o Município de Esposende leva até às escolas do concelho “Street Fish Food”, conceito suportado na denominada “comida de rua”, em que a Chefe Margarida Matias, na sua cozinha sobre rodas, apresenta formas variadas de confecionar nuggets de carapau da nossa costa. Os alunos assistem à confeção das receitas, comprovando-se que é possível degustar verdadeiras iguarias de pescado fresco em contexto de rua.

No âmbito do projeto “Aldeias de Mar”, a autarquia adquiriu uma estrutura / módulo de cozinha, com mobilidade e capacidade de adaptação a várias valências, enquadrando-se no conceito de comida de rua, valorizando a importância de uma pausa e do consumo de alimentos saudáveis.
Com o apoio da Docapesca, a cozinha móvel viajou até à Escola Básica de Forjães para surpreender os alunos do 1.º ciclo com propostas gastronómicas de rua com “Sabores do Mar”. Os alunos assistiram, ainda, a uma abordagem pedagógica com as personagens “Zeca Faneca e Graça da Praça”, ação que faz parte do programa educativo “Docapeca School Sessions”, cujo objetivo é desenvolver ações sobre o circuito do pescado e seu consumo sustentável.
Hoje realizou-se uma sessão com a Chefe Marta Quinta, da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, na Escola Básica de Marinhas, do Agrupamento António Rodrigues Sampaio, numa jornada em que os alunos do 2.º ciclo assistiram à apresentação “Fish Tok – um peixe nas redes”.
O público em geral poderá assistir, sábado, 19 de março, a partir das 10h00, no Largo Rodrigues Sampaio, em Esposende, a um “show cooking” ministrado pelo Chefe Januário, da Escola de Superior de Hotelaria e Turismo do Porto, com a possibilidade de degustação de pescado confecionado no local.
O “Street Fish Food” e o “Março com Sabores do Mar” continuarão, depois, a itinerar pelas escolas do Agrupamento António Correia de Oliveira e outros locais públicos, sempre com um cunho pedagógico, com os sabores mais frescos do mar e dos rios, promovendo a gastronomia atlântica.
Sob o slogan “A esperança está no (a)Mar”, a 23.ª edição do evento gastronómico “Março” com Sabores do Mar” está a promover a gastronomia de peixe e marisco, com a adesão de 41 restaurantes do concelho que apresentam pratos inovadores de peixe e marisco. Realizam-se, ainda, concursos como Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende; Fish Chef, para a comunidade escolar; e o concurso de Cantinas Escolares com Sabores do Mar.