Assembleia Municipal de Esposende expressa solidariedade à Ucrânia

2022/03/04

A Assembleia Municipal de Esposende, em linha com a postura da Câmara Municipal de Esposende, aprovou, por unanimidade, uma moção de solidariedade para com a Ucrânia e o seu povo. A proposta foi apresentada pelo Grupo Político do PSD - Partido Social Democrata, na sessão do dia 25 de fevereiro, e colheu o parecer favorável de todos os grupos políticos.

Porque consideram que “a presente invasão e ocupação armada do território ucraniano pelas forças militares da Federação Russa são atos contrários à legalidade internacional, são atentados contra a humanidade, são violações em flagrante delito dos direitos inerentes a cada homem, mulher, criança, jovem, sénior que residem na Ucrânia”, os membros da Assembleia Municipal de Esposende expressam “condenação e repúdio veemente da estratégia, a política e visão imperialista do alegado estado Russo, que, de forma bárbara e gratuita, pratica agressões inadmissíveis à soberania e integridade territorial de um país independente e autodeterminado”.

“Somos defensores de uma solução pacífica para as tensões entre a Rússia e a Ucrânia, respeitadora do seu espaço geográfico, do direito à liberdade e de escolha dos seus cidadãos, onde o gozo total e harmonioso dos mais sagrados direitos fundamentais expressos pela Humanidade na Carta das Nações Unidas seja uma realidade”, afiançam os deputados municipais, vincando que “é por isso que temos que REPUDIAR, com convicção e firmeza, as ações perpetradas pela Rússia contra a Ucrânia”.

Assim, face ao conflito instaurado na Ucrânia, expressam a sua solidariedade com a Ucrânia e com os seus cidadãos, bem como o seu direito à paz, autodeterminação e território. Neste sentido, nesta moção recomendam à Câmara Municipal de Esposende, na pessoa do presidente Benjamim Pereira, a “elaboração de medidas de cooperação e auxílio aos emigrantes naturais da Ucrânia residentes no concelho de Esposende”.

“Ao povo ucraniano exortamos as palavras de um tema musical que se tornou o hino alternativo da revolução laranja na Ucrânia, em 2004: ‘Razom nas bahato, nas ne podolati’ – Juntos somos muitos, jamais seremos derrotados”, afirmam.