Município de Esposende dedica mês de março à Mulher

2022/02/28

“WOWman - Mulher, tantos Mundos”

No mês em que se assinala o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Município de Esposende apresenta o ciclo “WOWman - Mulher, tantos Mundos”.

Através de diversas manifestações, e procurando o envolvimento ativo da comunidade, pretende-se celebrar as conquistas, mas também refletir sobre o tanto que falta cumprir ao nível da igualdade de género, no território concelhio, e nos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos.

Com efeito, apesar de alguns avanços, difíceis e lentos, verificados sobretudo no mundo ocidental, o direito à igualdade por parte das mulheres é um desafio e um imperativo que ainda está longe de ser concretizado na sua plenitude, inclusive em Portugal. Muitos continuam a ser os obstáculos que permanecem inalterados na lei e na cultura de muitos países, traduzidos em desigualdades de diversa ordem.

Neste contexto, considerando os desafios globais lançados pela Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente através do reconhecimento oficial, em 1975, do Dia Internacional da Mulher e, mais recentemente, da definição da Igualdade de Género como um dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, o Município de Esposende pretende envolver a comunidade em torno desta questão, contribuindo, por esta via, para uma efetiva mudança de mentalidades e de atitudes.

O programa inicia no dia 4, com a tertúlia “O rosto feminino das migrações”, que decorrerá a partir das 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende. No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, serão partilhados “Percursos que inspiram… no feminino”, tertúlia que decorrerá no Auditório Municipal de Esposende, a partir das 10h00. Será neste equipamento municipal que, no dia 12, às 21h30, terá lugar a sessão de cinema “Para Sama” e, no dia 19, igualmente às 21h30, decorrerá o concerto com “Jogo de Damas”. O programa prossegue no dia 23, com o sarau “O MUNDO EM QUE VIVI: Ilse Losa – narrativas de uma vida”, na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, a partir das 18h00, e encerra no dia 26, com o teatro “O Anjo”, no Auditório Municipal, às 21h30.

O programa detalhado, e mais informações, estão disponíveis para consulta AQUI