Centro de Informação Turística de Esposende acolhe Exposição de Cerâmica de Claire Maca

2021/07/06

Exposição Claire Maca (2)

O Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende acolhe, até ao próximo dia 30 de julho, uma Exposição de Cerâmica, intitulada “Floribelgium”, da autoria de Claire Maca.

A sessão de abertura teve lugar no passado dia 2 de julho, na presença da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Angélica Cruz, e da vice-presidente, Alexandra Roeger.

Esta exposição é fruto do trabalho desenvolvido pela artista no Atelier de Cerâmica da Unidade de Investigação e Desenvolvimento dos Materiais (UIDM), do IPVC – Instituto Politécnico de Viana do Castelo, cujo objetivo passa por desenvolver trabalho formativo para a “educação artística”, com o propósito de estimular o potencial criativo na área da cerâmica e de divulgar as obras/projetos desenvolvidos em diversos contextos, conceptuais, tecnológicos e artísticos, de modo a valorizar os processos de criação em Cerâmica.

As esculturas cerâmicas de Claire Maca refletem o seu processo criativo e, sobretudo, o seu o amor à cerâmica, que, segundo Rosa Venâncio, Profª deste Instituto responsável pelo Atelier de Cerâmica da UIDM, que acompanhou a autora na sessão de abertura, despertou apenas em 2018, na Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Desde então, a artista, de nacionalidade belga mas a residir em S. Paio de Antas, nunca mais deixou de trabalhar no atelier, onde aprofunda diariamente os seus conhecimentos no domínio da cerâmica, na busca da combinação perfeita dos quatro elementos - Terra, Água, Ar e Fogo.

Claire Maca é formada em Artes Decorativas e Arquitetura de Interiores pelo Institut N.D. de la Sagesse, em Bruxelas, tendo obtido formação na área da Cerâmica na Academia Sénior do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. No Atelier de Cerâmica da UIDM (Unidade de Investigação e Desenvolvimento dos Materiais no IPVC), teve oportunidade de criar as suas obras, tendo participado, desde 2018, em diversas exposições.

Os seus trabalhos podem agora ser apreciados em Esposende, no Centro de Informação Turística, sito na Av. Eng.º Arantes e Oliveira, n.º 62, de segunda-feira a sábado, das 9h00 às 17h00.