Município de Esposende financia obras de reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo de Mar

2021/05/05

Assinado Protocolo de Desenvolvimento Desportivo

O Município de Esposende garantiu hoje, através da assinatura de um Protocolo de Desenvolvimento Desportivo com o Centro Social da Juventude de Mar, apoio financeiro para a reabilitação do Pavilhão Gimnodesportivo da instituição. A cerimónia decorreu neste equipamento desportivo e contou, entre outras, com a presença do Presidente da Associação de Andebol de Braga, Manuel Moreira.

Em causa está uma comparticipação financeira de 70 000 euros, para ajudar a custear as necessárias obras de requalificação, que se traduzem na substituição da cobertura de amianto, intervenção ao nível da bancada, substituição de caleiras e de caixilharias, bem como pinturas interiores e exteriores. Em termos globais, o custo da obra ultrapassa os 120 000 euros, sendo que a instituição tem também garantido o financiamento de 30 000 euros por parte do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude), através da candidatura ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID).

Ciente da escassez de recursos financeiros da instituição e atendendo à premência da intervenção, “o Município não podia voltar as costas”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, notando que Esposende tem uma componente desportiva bastante eclética, impondo-se, portanto, o apoio do Município às diferentes modalidades, nomeadamente ao andebol, onde o Centro Social da Juventude de Mar detém um destacável palmarés e é reconhecido como um clube de referência. “Temos feito uma aposta reiterada ao longo dos anos, ao abrigo da política de apoio ao associativismo”, afirmou, sublinhando que este apoio para a requalificação do Pavilhão contribuirá para proporcionar a melhoria das instalações para a prática desportiva de dezenas de atletas e apoio ao ensino escolar.

Além da vertente desportiva, a instituição intervém também nas áreas social e cultural, assinalou o autarca, reconhecendo que “as exigências e as dificuldades são muitas”, pelo que afirmou total disponibilidade do Município para reforçar o apoio agora protocolado se tal se vier a verificar necessário. Aproveitou a oportunidade para saudar a nova direção, liderada por Estevão Abreu, felicitando também os anteriores dirigentes, particularmente Fernando Cepa, pelo trabalho desenvolvido.

Benjamim Pereira fez, ainda, questão de lembrar que o Município tem concretizado vários investimentos no território da União das Freguesias de Belinho e Mar, entre os quais se inclui a obra de execução das infraestruturas do loteamento da Habitação Social de Mar, nos terrenos contíguos ao Centro Cívico, cujos trabalhos ainda decorrem, sendo que um dos lotes foi cedido pelo Município ao Centro Social da Juventude de Mar, traduzindo-se em mais um apoio da autarquia à instituição.

A terminar referiu que “temos um Município de referência, atrativo para os que cá estão e para os de fora, que, cada vez mais, nos procuram para estabelecer residência permanente. Marcamos pela diferença”, afirmou.

O Presidente do Centro Social de Mar, Estevão Abreu, referiu que a degradação acentuada do edifício vem condicionando, nos últimos anos, uma das mais emblemáticas modalidades desportivas que tem conquistado títulos para o Município, realçando, ainda que a instituição não possui os recursos financeiros necessários para a execução da intervenção que se impõe, razão pela qual o apoio do Município é encarado com muita satisfação. Estevão Abreu expressou, por isso, um sentido agradecimento ao Presidente da Câmara Municipal pelo empenho na concretização do projeto, que estendeu ao Vereador do Desporto, Rui Losa. “Não podemos deixar cair no esquecimento o glorioso passado desportivo desta prestigiada instituição que conseguiu elevar o nosso concelho a nível nacional e internacional”, afirmou.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, Manuel Abreu, expressou satisfação pelo protocolo estabelecido, que permitirá dotar o pavilhão das necessárias condições de segurança e de comodidade. Realçando que os interesses são comuns quando está em causa o bem-estar da população, manifestou disponibilidade para colaborar e apoiar no que estiver ao alcance da autarquia que lidera. Agradeceu ao Presidente Benjamim Pereira e ao Vereador Rui Losa pelo acordo alcançado e saudou a atual direção do Centro Social da Juventude de Mar, expressando sucessos na gestão da instituição.