Laço Azul encerra Campanha de Prevenção dos Maus-Tratos na Infância

2021/04/30

laço 1

Esposende assinalou, hoje, com a instalação de um Laço Azul na Praça do Farol, o encerramento da campanha de sensibilização para a prevenção os maus-tratos na infância que decorreu durante o mês de abril. Este ano, e porque devido à situação pandémica não se quis promover o ajuntamento de pessoas, o laço humano que gostaríamos de ter feito foi substituído por um laço azul preenchido com resíduos recolhidos nas nossas praias do concelho, no âmbito do projeto E-Redes. Estando num território costeiro, no qual uma das grandes preocupações é também o ambiente e a sua preservação, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens associou estas duas temáticas como forma de se promover uma dupla sensibilização.
Este ano, e tal como ocorreu já no ano anterior, o lema definido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens para o mês de Abril foi “Serei o que me deres… que seja Amor”, e foi tendo como base esta temática que foi proposta, a toda a comunidade escolar concelhia, a realização de trabalhos manuais, bem assim como instalados laços azuis em vários edifícios públicos. Para esta última ação, a CPCJ de Esposende contou com a parceria do Município, da Segurança Social, do Centro de Saúde de Esposende, de Juntas de Freguesia do Concelho, dos Agrupamentos de Escolas, de IPss’s, das Forças de Segurança, entre outras, sempre tendo como objetivo a sensibilização da comunidade.
Por outro lado, foi também lançada a ideia de criação de cartões de afeto (Kudo Cards), para oferta a todos aqueles a quem mais se quer. E podem ainda ser descarregados na página de Facebook da CPCJ de Esposende, onde poderão também ser acompanhadas todas as iniciativas.
A prevenção e alerta para este problema é uma responsabilidade de cada um de nós e a melhor forma de evitar a ocorrência de maus-tratos na infância.
A Convenção sobre os Direitos da Criança é uma lei que foi aprovada pelas Nações Unidas, a 20 de novembro de 1989, e que procura defender os direitos das crianças.
O “Movimento Laço Azul” nasceu em 1989, na Virgínia, Estados Unidos. O laço azul é o símbolo da luta de uma avó, Bonnie Finney, contra os maus-tratos que os seus netos foram alvo. E porquê azul? Porque Bonnie Finney não queria esquecer os corpos cheios de nódoas. O azul, que simboliza a cor das lesões, servir-lhe-ia por isso como uma imagem constante na sua luta na proteção das crianças contra os maus-tratos.
Estas iniciativas dão cumprimento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, concretamente o ODS 3 - Saúde de Qualidade, ODS 4 - Educação de Qualidade, o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.