Coesão social também passa pela integração de refugiados

2021/04/28

adol0

Município de Esposende assinou protocolo com a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (ADOLESCERE)

Foi hoje firmado o protocolo que estabelece os pressupostos de acolhimento de refugiados no Município de Esposende, envolvendo a Câmara Municipal de Esposende e a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (ADOLESCERE) que desenvolve, em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), respostas dirigidas a famílias refugiadas, recém-chegadas a Portugal.

O Município de Esposende acolheu, recentemente, um grupo de 21 refugiados provenientes da Síria e do Iraque, estando previsto, para 20 de maio, a chegada de um segundo grupo. Assim, a autarquia assume o compromisso de parceria ativa com a entidade que constitui a rede de serviços de acolhimento e integração das comunidades de refugiados, a ADOLESCERE, por via do seu projeto ACOLHER FÃO.

Para o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, esta colaboração potencia a projeção de Esposende enquanto “território multicultural de horizontes alargados”, na medida em que “o acolhimento destas pessoas será promotor da interculturalidade e um contributo para a construção do concelho”.

De resto, Benjamim Pereira entende que “as ferramentas que o município tem implementadas no terreno, principalmente na área social”, adequam-se ao trabalho que agora será desenvolvido com os refugiados. “Temos diversos projetos de dinamização social, na vertente desportiva e cultural, que devem ser elemento agregador destes novos habitantes do concelho”, defendeu Benjamim Pereira.

Para a Alta Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, “o trabalho das autarquias é fundamental, quando se trata de preparar a chegada de refugiados. A Câmara Municipal de Esposende assumiu esse compromisso fundamental”.

Já Carla Fernandes, presidente da ADOLESCERE enalteceu o trabalho conjunto que foi desenvolvido com a Câmara Municipal de Esposende, “para criar as melhores condições para acolher estas famílias”.

Através do protocolo de colaboração, o Município de Esposende compromete-se a dinamizar ações que favoreçam uma maior e melhor integração da população refugiada, articulado em áreas tão diversificadas da rede local de proximidade. Serão implementadas estratégias de proximidade entre as pessoas refugiadas e a comunidade de acolhimento, contemplando atividades que permitam e estimulem o respeito, a diversidade e convivência multicultural.

O protocolo prevê, ainda, o atendimento personalizado e de proximidade às pessoas refugiadas e acompanhamento das atividades e projetos a desenvolver pela ADOLESCERE.

Este processo conta com uma vasta rede de parceiros, desde logo, e para além da Câmara Municipal, a Junta da União de Freguesias de Apúlia e Fão, o IEFP, a ACICE, o ACES Cávado III, a Segurança Social, o Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio, a Escola Secundária e a Escola Profissional, entre outros

Esta medida enquadra-se, assim, nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.