Município de Esposende atribui apoio financeiro de 65 mil euros a instituições do concelho

2021/03/11

bveO Município de Esposende aprovou, por unanimidade, na sessão do Executivo hoje realizada, a concessão de apoios financeiros que ultrapassam os 64 mil euros. A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e a Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão receberão, cada uma, o montante de 17 500 euros. Para completar a sua missão de apoio a famílias carenciadas, a Associação Esposende Solidário receberá 25 mil euros e o Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses receberá a comparticipação de mais de 4 mil euros para reparar uma viatura.

No caso do apoio às corporações de bombeiros, está em causa o apoio à missão dos soldados da paz no plano da Proteção Civil e o serviço que prestam ao nível da prevenção, proteção e socorro e reposição da normalidade da vida das pessoas em áreas afetadas por acidentes e catástrofes.

Com periodicidade anual, esta verba atribuída pelo Município de Esposende, insere-se nos diversos apoios municipais concedidos às duas corporações concelhias. Dentro da sua disponibilidade financeira, a Câmara Municipal de Esposende tem comparticipado financeiramente a aquisição de viaturas e de outros equipamentos e a requalificação das instalações dos bombeiros, para além de atender a outras solicitações pontuais.

Dentro dos apoios que o Município de Esposende concede às duas corporações de bombeiros do concelho, inscrevem-se, ainda, os encargos financeiros relativos aos seguros de acidentes de trabalho, da frota automóvel, de responsabilidade civil, de transporte de doentes e de embarcações das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários do concelho.

O Município de Esposende comparticipa, ainda, anualmente, com 70 mil euros (35 mil euros a cada corporação) para o funcionamento das duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) no concelho. As EIP são equipas profissionalizadas compostas por cinco elementos e visam assegurar, em permanência e em prontidão, as missões de proteção civil e de socorro às populações, designadamente no combate a incêndios, socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes ou catástrofes, bem como o socorro a náufragos. As EIP atuam, ainda, na minimização de riscos em situações de previsão da ocorrência de acidente grave e colaboração em demais atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que são cometidas aos corpos de bombeiros.

Refira-se, por último, que o Município de Esposende tem também estabelecidos protocolos de cooperação com os Bombeiros de Esposende e de Fão, respetivamente para as áreas da formação e para a recolha e transporte de animais errantes feridos, que implicam a respetiva comparticipação financeira.

Na reunião camarária foi aprovada a atribuição de um apoio financeiro de 25 mil euros à Esposende Solidário, Associação Concelhia para o Desenvolvimento Integrado. Esta verba destina-se à prossecução do serviço que presta à população deste concelho, nomeadamente a expressa necessidade manifestada e que obriga à aquisição de bens e concretização de pequenas intervenções no edificado.

Por último, o Executivo municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 4288 euros, ao Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses, para fazer face aos custos associados com a reparação de uma viatura usada para transportar os atletas de formação, quer para treinos, quer para competições.