Esposende adere à Hora do Planeta 2021

2021/03/09

O Município e a empresa municipal Esposende Ambiente vão, uma vez mais, associar-se ao Dia do Planeta, que se assinala no dia 27 de março, desligando as luzes de diversos edifícios e equipamentos durante uma hora.

Assim, nesse dia, entre as 20h30 e as 21h30, serão apagadas as luzes do Edifício dos Paços do Concelho, da Edifício Sede da Esposende Ambiente, da Biblioteca Municipal, do Museu Municipal, da Casa da Juventude, do Centro Interpretativo de S. Lourenço, do Centro de Educação Ambiental e do Passadiço na zona ribeirinha de Esposende

Considerando que, mais do que um apagar das luzes, a Hora do Planeta é um compromisso para unir e proteger o Planeta, todos os munícipes são desafiados a aderirem também à iniciativa, apagando as luzes durante este período, sendo que, para participar, basta registar-se em http://www.wwf.pt.

No âmbito da evolução da campanha Hora do Planeta, cujo tema deste ano é “Água e Alterações Climáticas”, e do conceito “Liga-te ao Planeta”, o Município e a Esposende Ambiente comprometem-se, em 2021, a promover a diminuição da produção de resíduos de embalagens de plástico em contexto escolar, através da redução do consumo de água engarrafada.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF, que começou em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2 000 empresas apagaram as luzes por uma hora numa tomada de posição contra as mudanças climáticas. Desde então, a WWF e as equipas da Hora do Planeta em todo o mundo têm aproveitado o poder deste movimento para apoiar as energias renováveis, a proteção da vida selvagem e seus habitats e a construção de modos de vida sustentáveis, apelando a uma nova legislação e políticas mais favoráveis ao nível do clima.

Através da adesão a esta campanha e consequente mobilização da comunidade para estas causas, o Município e a Esposende Ambiente expressam o seu empenho no cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, concretamente no que concerne aos ODS 6 – Água Potável e Saneamento, 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, 12 – Produção e Consumo Sustentáveis, 13 – Ação Climática, 15 – Proteger a Vida Terrestre e 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.