Benjamim Pereira saúda comemoração do 50.º aniversário da Escola Básica António Correia de Oliveira

2020/12/18

_DSC7002

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, acompanhado da Vereadora da Educação, Angélica Cruz, marcou, hoje, presença na sessão comemorativa do 50.º aniversário da Escola Básica António Correia de Oliveira. A sessão foi precedida do descerrar da nova placa identificativa no exterior do complexo escolar e contou com a interpretação, por um grupo de alunos, do hino da escola e de um tema expressamente composto para a efeméride.

Por força das contingências da pandemia Covid 19, a efeméride foi assinalada de forma singela, sem a envolvência comunitária que se impunha, assinalou o autarca Benjamim Pereira, destacando a relevância de tão importante data. Expressou, a propósito, uma palavra de reconhecimento e de agradecimento a todos quantos contribuíram para tornar o estabelecimento uma referência ao nível da oferta escolar municipal, desde dirigentes a professores, passando pelo pessoal não docente. Destacou, ainda, o importante papel das sucessivas associações de pais e o seu trabalho no engrandecimento da missão da escola.

Partilhando algumas memórias enquanto estudante na então designada Escola Preparatória, Benjamim Pereira aludiu ao percurso percorrido e à evolução registada ao longo destes 50 anos, nomeadamente a sua abertura à comunidade e a adaptação aos novos recursos e tecnologias. Neste particular, referiu a capacidade de adaptação da escola em contexto de pandemia, no sentido de continuar a garantir o acesso ao ensino, e lembrou a colaboração do Município neste âmbito, através da disponibilização de computadores aos alunos carenciados para o ensino à distância.

Em resposta ao apelo da Presidente da Associação de Pais, Fernanda Figueiredo, que referiu a necessidade de obras do Pavilhão Gimnodesportivo da Escola, o Presidente da Câmara Municipal referiu que a requalificação compete à administração central, uma vez que o Município não tem, ainda, responsabilidades ao nível dos estabelecimentos dos 2.º e 3.º ciclos. Ainda assim, assinalou o autarca, são muitos os projetos de articulação que a Câmara Municipal desenvolve com o agrupamento e a escola, de onde se destaca o projeto “Rumo ao Sucesso”, de combate ao insucesso escolar. Neste contexto, considerou que a articulação entre escolas e o Município consolidar-se-á, ainda mais, com a transferência de competências.

Benjamim Pereira aproveitou, ainda, a oportunidade para tecer rasgados elogios à Vereadora da Educação, Angélica Cruz, enaltecendo a sua competência, empenho e profissionalismo, bem como o trabalho que tem desenvolvido na área da Educação. Concluiu com votos de boas festas e apelou ao sentido de responsabilidade de todos nesta quadra festiva, no cumprimento das regras de prevenção e combate à covid.

Na sua intervenção, a Presidente do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Anabela Morais, traçou uma espécie de retrospetiva dos 50 anos da escola, notando que a sua história é fruto de muito trabalho, dedicação, empenho e envolvimento de um conjunto de atores.

A subdiretora e diretora em exercício do Agrupamento de Escolas António Correia de Oliveira, Ângela Novo, saudou a escola pela comemoração do 50.º aniversário, felicitando todos quantos, ao longo de meio século, contribuíram para elevar a escola. Assumindo orgulho pela história da escola, notou o empenho e dedicação dos dirigentes e corpo docente na criação de uma escola inclusiva e na preparação dos jovens para a vida.

Em representação da Associação de Pais, Fernanda Figueiredo, destacou o importante papel da escola na educação e formação dos alunos, elogiou o trabalho e a dedicação dos professores, que, tal como os pais, também tiveram de se reinventar em contexto de pandemia. Agradeceu o apoio da Câmara Municipal na disponibilização de computadores para o ensino à distância e referiu a necessidade de obras de requalificação no Pavilhão Gimnodesportivo, cuja premência a Associação vai fazer notar à DGESTE, garantiu.